Coronavírus em Joinville com quatro casos e um em São Bento do Sul

Quatro casos suspeitos de coronavírus estão sob investigação do Ministério da Saúde em Joinville, no Norte do Estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da cidade durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (28).

Para que o caso seja considerado suspeito, segundo o médico infectologista Marcelo Mulazani, são três situações: febre, sintoma respiratório e ter vindo de algum país com alerta do vírus; febre, sintoma respiratório e ter contato com alguém que já está sob suspeita; e febre, sintoma respiratório e ter tido contato com o caso confirmado.

“Os países atualmente com área de transmissão local são: China, Itália, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e nos Emirados Árabes Unidos. Então, se pessoas que estiverem nesses países e apresentarem algum sintoma, deve procurar as unidades de saúde para avaliação”, explica o médico.

Outros casos suspeitos no Estado

De acordo com a secretaria, havia um quinto caso suspeito na cidade, mas que já foi descartado. Além de Joinville, segundo o secretário de saúde Jean Rodrigues, os outros casos no Estado são nas cidades de Balneário Camboriú (1), São Bento do Sul (1) e Florianópolis (1).

Isolamento em casa

Dos casos suspeitos de Joinville, dois pacientes procuraram atendimento em hospital particular. De acordo com Danilo Abreu, diretor da unidade, os pacientes haviam retornado recentemente da Itália, de regiões epidemiológicas do país, e apresentaram sintomas.

Ambos já foram atendidos e agora estão em isolamento em casa, assim como os outros dois casos suspeitos atendidos em outro hospital particular da cidade.

”Um deles ficou internado por 36 horas por critério de gravidade, mas já recebeu alta. Agora, o tratamento dos dois são iguais: ficam em casa em isolamento domiciliar seguindo as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, explica.

Danilo garante, ainda, que toda a estrutura do hospital já está preparada para atender aos pacientes, inclusive em casos de alta demanda. (Com informações da Secretaria da Saúde e do Site Notícias do Dia).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *