Bem sucedido o 5º Encontro do Troperismo realizado em Porto União
O 5º Encontro Regional do Triperismo, que foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio no Pavilhão da Igreja São Pedro, em Porto União, numa iniciativa da Administração Municipal, através, da Secretaria de Cultura e Turismo, certamente alcançou suas finalidades.
O evento congregou muitos apaixonados pelo tema, gente que veio especialmente daqueles municípios que fizeram parte do “Caminho das Tropas”, após a descoberta do Vau.
O chamado “Vau”, era um trecho raso do rio Iguaçu, onde se pode transportar a pé ou de cavalo. Era o baixio, passagem do rio em que as éguas só chegam à cauda do animal, ou até a barriga.
Segundo, Luiz Sérgio Buch, responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União, idealizador do evento, “atingiu-se os objetivos porque foi registrado com detalhes, depoimentos e presenças de pessoas que compartilharam seus conhecimentos, resgataram e propagaram a cultura tropeira, seja pela história, pela literatura, pela gastronomia, como pelas artes visuais e o teatro.”
O Encontro Regional teve a proposta educativa com envolvimento da comunidade estudantil do ensino fundamental, médio e universitário das duas cidades. Durante o evento, cerca de 600 estudantes de diversos estabelecimentos de ensino estiveram visitando o local, conferindo efetivamente o resultado das atividades desenvolvidas nas escolas, com o propósito multidisciplinar com o tema Tropeirismo. (Texto de Lício Ferreira).