Prefeitura de Porto União volta à normalidade segunda-feira (13), mas 2020 é ano de eleição…e quem sabe com surpresas
Depois de um recesso que começou no dia 23 de dezembro de 2019, à exceção dos serviços considerados essenciais, a administração pública municipal de Porto União volta à normalidade na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2020.
2020 é o ano que serão realizadas as eleições para a renovação dos cargos de prefeito, vice e 11 vereadores (número exagerado), o que significa que será, como em mais de 5.700 municípios do país, bem agitado.
O atual prefeito Eliseu Mibach tudo indica que será candidato à reeleição, mas provavelmente com outro companheiro na chapa a vice, pois o atual, Pércy Stork, não esconde de ninguém que será candidato a prefeito. Mibach está filiado no PSDB e Storck no PSD.
Evidentemente que outros nomes estão sendo mencionados como pré-candidatos, entre os quais os ex-prefeitos Anízio de Souza (PT) e Renato Stasiak (MDB).
Nos bastidores, sem nenhuma confirmação oficial, o possível lançamento de um candidato totalmente desvinculado dos nomes que formam o grupo que governa o município desde 1996 – Alexandre Puzyna, Eliseu Mibach, Renato Stasiak e… Anízio de Souza. Um período próximo de 25 anos.
É bom lembrar que somente Eliseu Mibach e Renato Stasiak vão somar, com a atual gestão, 18 anos.
Em 1996 Mibach foi eleito vice-prefeito com Alexandre Puzyna e em 1988 com a morte do titular assumiu o comando município, demonstrando seu talento de gestor austero e competente, garantindo em 2000 uma vitória expressiva junto com Renato Stasiak como vice, que acabou sendo eleito prefeito com mais de 64% dos votos válidos em 2004. Mas em 2008, por razões que desconhecemos, os dois se enfrentaram, com Stasiak permanecendo no cargo por mais quatro anos.
Em 2012, com Stasiak já sem condições de concorrer porque estava no seu segundo mandato, novamente o confronto que levou o petista Anízio de Souza ao cargo tendo como vice o peemedebista Aloísio Salvatti, derrotando Mibach.
Em 2016, outro confronto entre Mibach e Stasiak, mas desta vez com a vitória de Eliseu, que tem mandato até 31 de dezembro de 2020, mas pode ser candidato à reeleição.
Mas tudo indica que o prefeito Mibach vai iniciar 2020 “turbinado” com uma série de obras em todo o município, principalmente nos bairros. Com a recuperação de asfaltos já danificados e de novas vias, além do projeto de revitalização da rua General Bormann, principal via pública do histórico Largo Prudente de Britto.