276 casos de sarampo registrados em Santa Catarina em 2019 e em fevereiro começa a primeira etapa de vacinação de 2020

Ao longo de 2019, Santa Catarina registrou 276 casos de sarampo, com 36 cidades enfrentando surtos ativos da doença. O balanço com o número de casos de foi divulgado pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) na quarta-feira (8).

Joinville, Florianópolis e Concórdia registraram o maior número de casos, com 123, 38 e 18 respectivamente.

A maioria dos casos confirmados de sarampo em Santa Catarina concentra-se em jovens com idade entre 20 e 29 anos (44%). O grupo é seguido pela faixa etária de 15 a 19 anos (32%).

O sarampo é uma doença respiratória causada pelo vírus Measles morbillivirus. A enfermidade é altamente transmissível, sendo que uma pessoa infectada pode transmitir o sarampo para outras 18.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com uma gripe comum, pois são caracterizados por febre, dores no corpo e coriza. A vermelhidão na pele aparece quando a doença já está em estágio mais avançado. Em casos graves o sarampo pode causar pneumonia, cegueira, encefalite, desidratação e morte.

Escalada do sarampo no Brasil

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado da OMS (Organização Mundial da Saúde) de país livre do sarampo. A mudança veio dois anos mais tarde, com a confirmação de casos importados da doença que acabaram gerando surtos nos estados do Amazonas, Roraima e Pará.

Santa Catarina registrou o último óbito em decorrência do sarampo em 1992. Ao longo de 2019, foram notificados 913 casos suspeitos da doença. Destes, 276 foram confirmados e 58 estão em investigação.

Segundo a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Santa Catarina), em 70% dos casos não foi possível identificar a origem da infecção por sarampo.

Em fevereiro de 2019 um navio da MSC Seaview, que fez escalas em Santa Catarina, teve uma suspeita inicial de surto de rubéola. Por tal motivo os tripulantes da embarcação receberam doses da vacina tríplice viral durante uma parada em Balneário Camboriú.

Apesar de 13 tripulantes apresentarem sintomas da doença, apenas três tripulantes tiveram a confirmação de sarampo pela DIVE/SC.

Campanha de vacinação começa em fevereiro

A partir do dia 10 de fevereiro começa a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra o sarampo. O público alvo é a faixa etária de 5 a 19 anos, com o “dia D” — data de mobilização com atendimento em horário ampliado nos postos de saúde —  marcado para 15 daquele mês.

Já a segunda etapa acontece em agosto e tem como público alvo adultos com idade entre 30 e 59 anos. (Com informações da Secretaria Estadual de Saúde)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *