O sarampo está em 32 municípios do Paraná, sendo três de nossa região e neste sábado (30) será o Dia D de vacinação

O novo boletim epidemiológico da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) mostrou que o sarampo continua a avançar no Paraná. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (28), a doença chegou em mais três municípios (totalizando 32 cidades) e registra 479 casos em todo o estado.

Em comparação com o levantamento da última semana, 50 novos casos foram registrados. A maior zona de infecção segue sendo Curitiba e sua região metropolitana com 435 casos.

Três municípios da região da 6ª Regional de Saúde tem 12 casos registrados: União da Vitória – 8; Paula Freitas – 3; e Cruz Machado – 1.

Com o objetivo de prevenir a contaminação entre jovens de 20 e 29 anos, neste sábado (30) será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. A iniciativa do Ministério da Saúde irá colocar as unidades de saúde abertas em dia especial para aumentar a imunização.

“O sarampo é bastante perigoso e potencialmente evitável. A vacina é a forma de prevenir e é gratuita. Vá no sábado até a unidade de saúde e se vacine, isso beneficia toda a população”, frisou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa e de fácil transmissão. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema – manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Também podem ocorrer dores de cabeça, indisposição e diarreia. (Com informações da Secretaria da Saúde/SESA).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *