Cejusc faz mediação no presídio e localiza criança desaparecida no ‘Projeto Paraná Cidadão’
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro passado o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitoria – participou do Programa “Paraná Cidadão” do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), o qual ofereceu diversos serviços gratuitos para população de União da Vitória e região com o apoio da Prefeitura Municipal e outras instituições, inclusive a emissão de RG e CPF.
Em parceria com o CEJUSC foram emitidas mais de 900 carteiras de identidades por intermédio do Projeto “Criança e Adolescente Protegidos”. Também foram ofertadas orientações jurídicas e de direitos humanos, audiências de mediação, atendimentos na área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e demais serviços do Poder Judiciário de promoção da cidadania e defesa de direitos.
Durante os três dias de evento o CEJUSC realizou mediações no próprio local, chegando a transferir de última hora uma delas (Divórcio e Pensão Alimentícia dos filhos) para o Presídio Regional de Porto União/SC, diante da detenção de uma das partes na madrugada anterior. Ainda, pela equipe do CEJUSC foi identificada uma mãe que estava proibida de se aproximar do filho e o havia sequestrado dias antes, sendo efetuada sua prisão em flagrante, possibilitando a localização do infante e seu acolhimento institucional em outro Município. (Texto e fotos do Cejusc).