INMET emite alerta de perigo para tempestades e granizo no Paraná
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (2) um alerta para tempestades em todo o Paraná. O alerta laranja é válido até esta quinta-feira (3) e indica a possibilidade de chuvas fortes, granizo e vendaval.
Conforme o alerta, o volume de chuva esperado é preocupante. Se as tempestades se confirmarem, há a possibilidade de chover entre 30 mm e 100 mm em apenas um dia. Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, registra uma média histórica de 186 mm de chuva no mês de outubro. Em Curitiba, a média é de 133 mm.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, além do granizo, também é possível esperar por vendaval. Os ventos intensos podem chegar a um pico de 60 km/h a 100 km/h.
Em caso de tempestades, o instituto orienta a não procurar abrigo debaixo de árvores porque há risco de queda ou raios. Por fim, em caso de chuvas fortes, a população deve desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
As tempestades chegaram ao Paraná pela região sudoeste. Os primeiros registros de chuva vieram de cidades como Pato Branco e Francisco Beltrão.
“Já chove forte em alguns pontos das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Nos demais estado da região Sul foi registrado granizo, portanto é uma possibilidade real”, explicou Rodrigo Lins da Rocha Júnior, meteorologista do Simepar.
As tempestades que chegam ao Paraná são consequência de uma frente fria que já passou por parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alerta dos institutos indica que massa de ar vai mudar o tempo em todo o Paraná e seguirá na direção de São Paulo.
“A frente fria atingiu o seu auge na tarde desta quarta-feira (2). Portanto, não podemos dizer, por enquanto, que ela está enfraquecendo”, comentou Rocha Júnior.
Conforme o meteorologista, parte do Paraná também é afetada por um fluxo de umidade que vem da Amazônia. As massas devem se encontrar em municípios das regiões norte e noroeste, e o resultado pode ser uma chuva ainda mais intensa. O alerta de tempestades segue em vigor até esta quinta-feira. (PARANÁTOTAL).