Uma sessão histórica no Legislativo de União da Vitória
A sessão de segunda-feira (12) da Câmara Municipal de União da Vitória, presidida pelo vereador Almires Bughay Filho, com a presença de todos os demais integrantes do Legislativo vai, com a mais absoluta certeza, ficar registrada nos anais da instituição como um das mais importantes deste mês de março que marca a passagem dos 128 anos de fundação do Município de União da Vitória.
A sessão ordinária seguiu seu rito de trabalhos normalmente, mas com as atenções voltadas para a discussão e a aprovação de um projeto do vereador Jair Brugnano importantíssimo para o segmento para a sociedade, que é a Educação.
É o projeto de lei (inédito) de Prevenção e Combate à Evasão Escolar do Município de União da Vitória,aprovado por unanimidade.
O projeto de lei aprovado, segundo explicou o professor Ricardo Brugnano, chefe do Núcleo Regional de Educação “aumenta o amparo legal ao já consolidado Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar tornando o mesmo uma política pública do Município de União da Vitória”.
O professor Ricardo destaca que “esta lei consolida um trabalho conjunto realizado pela estrutura da Educação Municipal e Estadual, em parceria com a rede de proteção da criança e do adolescente, uma ação pioneira, que já foi e é merecedora de destaque nacional”.
O chefe do NRE lembra que o projeto foi idealizado pelo Poder Judiciário, através do Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kochany, e do Ministério Público, através do promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto.
Na sessão, ocupando a tribuna, o promotor Júlio Ribeiro falou aos vereadores e ao público presente – a maioria diretores (as) de escolas estaduais e municipais – sobre a importância do projeto do vereador Jair Brugnano, que objetiva proteger crianças e principalmente adolescentes a não abandonarem os bancos escolares.
Também o juiz Carlos Mattioli ocupou a tribuna, enfatizando a importância do projeto e lembrando da necessidade dos responsáveis pela Educação, tanto da rede municipal e estadual, não envidarem esforços com o objetivo de manter nas salas de aula as crianças e adolescentes em idade escolar.
Num pronunciamento que, em razão da importância do projeto foi contundente, o vereador Jair Brugnano, autor do projeto, falou dos esforços realizados ao longo de vários anos até a entrada do documento no Legislativo para a aprovação do mesmo, transformando-o em lei.
Igualmente o presidente da Câmara Municipal Almires Bughay Filho destacou a importância do projeto, que após a sanção pelo prefeito municipal, vai se transformar numa ferramenta essencial para que um grande número de crianças e adolescentes não abandonem as salas de aula.