Estudantes do Paraná tem até segunda-feira (30) para se inscrever e se cadastrar na 5ª edição do ‘Geração Atitude’
Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os estudantes paranaenses da rede pública estadual se inscrever e cadastrar seus projetos de lei na 5ª edição do Geração Atitude. O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através da Diretoria de Comunicação, em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Políticas para Juventude. O objetivo da ação é estimular a formação cidadã dos jovens. Alunos e professores devem inscrever suas propostas pelo site www.assembleia.pr.leg.br/geracao_atitude. Basta clicar no link “Cadastre seu projeto” e ter acesso a informações detalhadas e dicas de como se deve redigir um projeto de lei.
“Nós queremos aproximar os nossos jovens do Poder Legislativo e de todas as instituições do estado do Paraná. Esse projeto propicia o despertar do interesse pela vida política do estado. Eles têm a oportunidade de escrever projetos de interesse do estado”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população. A Assembleia tem que fazer cada vez mais a interação com a comunidade”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Alep.
Vencedores – Entre os dias 1º e 10 de outubro uma banca composta por integrantes do Legislativo paranaense definirão os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece no dia 11 de outubro. Os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem a Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná. Essa etapa, chamada de “Caravana da Cidadania”, acontecerá dos dias 18 a 22 de novembro, quando será realizada uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor.
Geração na Escola – Nos últimos três meses, o Geração Atitude percorreu mais de 100 escolas em todo interior do Paraná. Esta etapa do projeto, denominada “Geração na Escola”, reuniu representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e também do Ministério Público estadual, promoveram debates e palestras com os estudantes, para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre os temas abordados durante o programa.
Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.
Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual Nº 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.
Já no ano passado, foram dois os projetos vencedores da edição 2018 do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.
O programa – Durante o Geração Atitude, temas como cidadania, democracia, política, eleições e voto consciente entram em debate durante as aulas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprender como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público. Na sequência, representantes de todas as instituições participantes promovem um bate papo com os jovens para tirar dúvidas e aprofundar ainda mais os conhecimentos. Depois, estudantes, sob a orientação dos professores, podem elaborar propostas de projeto de lei e uma delas é a escolhida a vencedora do Programa. (Da ALEP).