Os cinco anos da revitalização da BR-153 (Transbrasiliana)
Construída durante o regime militar, a BR-153, que liga a BR-476 em União da Vitória até à divisa com Santa Catarina, por solicitação do então senador biônico Atílio Fontana, proprietário da Sadia, com sede em Concórdia, teve na verdade seu traçado modificado, com o objetivo de atender às necessidades do seu gigantesco completo agro-industrial.
A esse empresário e político catarinense é que devemos a 153 que liga União da Vitória à divisa com Santa Catarina, viabilizando mais tarde o asfaltamento de um novo acesso a Bituruna e lá no Horizonte a continuidade da PR-280, que deve ser federalizada, assim como aconteceu com o trecho de Porto União a Canoinhas. A 280 é uma rodovia que atravessa os dois estados de São Francisco do Sul a divisa com a Argentina, em Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR).
Durante anos, a 153 era conhecida como a ‘rodovia da Sadia’, mas passou a ter grande movimento a partir do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e Sul do Paraná, até sua ligação à BR-476 em União da Vitória.
No princípio, em União da Vitória, apenas um trevo simples, que chegou a ser denominado de ‘trevo da morte’, consequência do aumento do tráfego, principalmente de caminhões de cargas.
Aí o movimento comandado pelo então deputado Airton Bernardo Roveda pela revitalização do trecho rodoviário, inclusive com a construção de trincheiras.
Não foi fácil, mas Roveda, como congressista representante da região, foi persistente junto ao órgão oficial vinculado ao Ministério dos Transportes, que é o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
E as obras de revitalização, com terceiras pistas e trincheiras (trevos especiais), começando por União da Vitória, foram realizadas, solucionando – principalmente – o sério problema no chamado ‘trevo da morte’ em União da Vitória.
Uma grande conquista do deputado Airton Bernardo Roveda, que sempre teve o apoio das lideranças políticas, empresariais e de profissionais da imprensa, como o jornalista/radialista Antônio Godoi.
Em manifestação esta manhã, o prefeito Santin Roveda enfatizou a importância da 153 para a nossa região, lembrando o trabalho de seu pai Airton, que como deputado federal não descansou enquanto o projeto de revitalização não fosse concretizado.
obrigado pela citação, amigo Ivo. Bondade sua, claro.