25 de setembro – Dia do Rádio
No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto – o “Pai do Rádio Brasileiro” -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.
A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
O registro da memória da radiodifusão em Santa Catarina tem um único e mesmo ponto de partida: a cidade de Blumenau. Aí surgiram as primeiras experiências que resultaram na constituição da PRC-4 Rádio Clube em 1936, e da TV Coligadas, Canal 3, em 1969. Depois vieram as rádios Difusora de Joinville, Clube de Itajaí e Guarujá de Florianópolis.
História do rádio em Porto União/União da Vitória
Em nossas cidades, foi a Rádio União a primeira a entrar no ar, sendo a segunda do Estado do Paraná. A primeira foi foi a PRB-2, em Curitiba, isso há mais de 80 anos atrás.
A histórica Rádio União saiu recentemente do ar para ser substituída pela Central Brasileira de Notícias (CBN), passando do sistema AM para FM.
Anos mais tarde foi fundada a Rádio Colmeia, que ainda transmite sua programação no antigo sistema AM. Em seguida a instalação da Rádio Educadora, através de iniciativa do diretor-proprietário da Rede Emissoras Hinterland, saudoso Ervin Bomkoski, que já contava com emissoras em Curitiba, Goiorê e Campo Mourão (Paraná), além da Rádio Colmeia (Porto União).
A Educadora, anos mais tarde, foi adquirida pela Diocese de Ponta Grossa e transferida para a nova Diocese de União da Vitória. Agora já funciona no sistema FM, mas em parceria com o Centro Universitário Uniguaçu.
A FM Verde Vale, fundada há vários anos, mantém uma programação mais eclética, além de contar com a maior potência de todas.
A Top FM foi absorvida pela Rede de Emissoras Jovem Pan, que como a CBN tem sua programação ocupada pelo radiojornalismo, com a participação de profissionais de todo o país.
Através de concessão, está no ar há anos, com sede em Porto União, vinculada à Rádio Colmeia, a rede Antena 1, que conta com emissoras em várias cidades do Brasil.
Anos atrás, em nossas cidades, bem como na região, tando do lado catarinense quanto do paranaense, as rádios Colmeia, União e Educadora, eram as únicas emissoras de rádio. Praticamente todas se utilizam atualmente da ferramenta que é a Internet para transmitir suas programações, com abrangência no Brasil e até no exterior.
Atualmente temos emissoras de rádio em Irineópolis, Calmon e Bituruna, bem como várias comunitárias, inclusive em Porto União e União da Vitória.
A verdade é que o Rádio, mesmo com a ampliação cada vez maior da televisão e até da Internet, continua sendo um instrumento, entretenimento e informação insuperável. (Exemplo: no momento em que elaborava este texto, estava com o rádio ligado, claro que numa emissora que transmite informações jornalísticas).
Dia do Radialista
Por muitos anos, o Dia do Radialista foi comemorado no dia 21 de setembro. Mas a lei nº 11.327, de 24.07.06, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria passando para o dia 07 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, um dos grandes nomes do rádio brasileiro. (Com informações parciais da ACAERT).