A conscientização de Porto União contra o abuso e exploração sexual de crianças
O dia 24 de setembro é a data da conscientização e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As agressões dessa natureza geram transtornos irreversíveis em crianças que sofrem essa brutalidade.
A fim de lembrar a data estadual de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e de conscientizar a população sobre a importância de denunciar esse tipo de crime, o Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente de Porto União, com o apoio dos servidores municipais, Ordem dos Advogados do Brasil de Porto União – OAB de Porto União, usuários do CRAS Vice King e CREAS, confeccionaram a flor amarela em forma de boton para distribuição nos órgãos públicos, atores do Sistema de Garantia de Direitos, bem como a distribuição de adesivo com o lema para fixar nos veículos.
Os organizadores pretendem com essa campanha mobilizar e sensibilizar toda população para o engajamento nessa luta, através de um singelo símbolo que é a flor amarela, cor que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a fragilidade da criança.
Os canais de atendimento a denúncias de violência contra crianças e adolescentes são o Disque Denúncia, por meio do telefone Disque 100, onde se pode denunciar a situação de violência que será encaminhada imediatamente aos órgão competentes. O Conselho Tutelar também recebe denúncias pelos telefones 3523 4101 e 9 9149 6983 (plantão).
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Cristiane Ramos agradece a colaboração de todos os envolvidos e afirma que “temos todos que levantar juntos a bandeira da luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes da nossa querida Porto União”.
As flores foram distribuídas no Cras Vice-King, Cras Bela Vista, Casa de Passagem, Abrigo, Polícia Militar, Fórum, Secretarias de: Assistência Social, de Educação e Saúde, Recanto dos Idosos, Ministério Público, UPA Unidade Prisional Avançada, APADAF, APAE, OAB, Delegacia da Mulher, Delegacia Regional, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselho Tutelar. (Léa Alberti/Assessoria da PMPU).