Caminhos do Monge: Trilha Ecológica ganhando forma em Porto União

Durante a tarde de 20 de setembro o Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), através do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA), representado por sua unidade no município de Porto União realizou visita as obras de implantação da Trilha Ecológica nominada “Caminho do Monge.

As primeiras conversações iniciaram-se no mês de março de 2019, onde foram realizadas diversas reuniões com Universidades locais, Órgãos do Poder Público, todas com a iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto União em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de Porto União.

Após averiguada a viabilidade do projeto, contando com a consultoria técnica do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Polícia Militar Ambiental, deu-se início ao mapeamento da área a ser utilizada para o traçado do caminho, trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental de Porto União.

O trabalho, desde o início, teve o apoio necessário do prefeito municipal Eliseu Mibach, que comungou da ideia em desenvolver um espaço de Educação Ambiental no município, que beneficiará toda a comunidade porto-unionense e dará o próximo passo nos projetos de Educação Ambiental implantados em parceria com a Polícia Militar Ambiental, onde destaca-se o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) no ano de 2019.

Vários setores da administração municipal envolveram-se no projeto: Urbanismo, Cultura e o Chefe do Executivo Municipal, além do Grupo Escoteiro Iguaçu, que vem ajudando a restaurar as Paleotocas, populares grutas existentes no local. Isso vem a demonstrar que Porto União assimila e aplica o ideal de que uma sociedade é mudada e evolui a partir da educação e, que nesta premissa está o caminho para um futuro promissor. (Texto: Cabo Ricardo. Foto: Soldado Thiago).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *