Juiz Carlos Carlos Eduardo Mattioli Kockanny vai a Tocantins falar sobre o projeto ‘Evasão Escolar’
A primeira palestra do 1º Seminário da Cidadania – Preocupação do Judiciário com a Educação, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Tocantins, realizada no início desta semana, na capital (Palmas) foi proferida, a convite especial, pelo juiz da comarca de União da Vitória, doutor Carlos Eduardo Mattioli Kockanny.
“Evasão escolar é o abandono ou o excesso de faltas que vai levar adiante ao abandono, mas que é identificado por nós muito tarde, quando aparece nos processos como causa ou consequência de outros problemas mais graves”, explicou o magistrado paranaense na palestra.
Ele citou casos que vão para o Judiciário de adolescente infrator – jovem comprometido com álcool ou outros tipos de droga, famílias em situação de risco – e que poderiam ser evitados se a evasão fosse tratada de maneira antecipada e com qualidade.
“Talvez a gente não tivesse que receber lá na frente casos muito mais agravados em razão da omissão de toda a rede da qual o Judiciário faz parte. Então, nossa proposta é de trato dessa questão de maneira planejada, articulada com toda a rede de proteção, inclusive prevenindo a judicialização para as situações que causam e as que são consequência da evasão escolar”, salientou.
O Projeto ‘Evasão Escolar’ vem há anos tendo resultados significativos na região da comarca de União da Vitória, uma exitosa parceria entre a Vara da Infância da Juventude e da Família e o Núcleo Regional de Educação.