O cinquentenário Corpo de Bombeiros de Porto União
Neste dia 5 de setembro (quinta-feira), data do 102º aniversário de instalação do município de Porto União, às 15 horas, na Praça Hercílio Luz, será realizada a solenidade alusiva aos 50 anos de instalação da Unidade do Corpo de Bombeiros, que aconteceu em setembro de 1969.
Os convites para a solenidade já estão sendo distribuídos com a assinatura do coronel Charles Alexandre Vieira, comandante geral do Estado; major Átila Medeiros Sarte, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros, com sede em Canoinhas; e capitão Marcos Luciano Colla (foto), comandante da 3ª Companhia de Porto União.
A solenidade do cinquentenário do Corpo de Bombeiros em Porto União, de acordo com o convite, contará com atos de promoção de bombeiros comunitários; entrega de medalhas e título honorífico Amigo do CBMSC; formatura dos cursos – básico de atendimento a emergências das turmas I, II, III e V; Bombeiros Mirim, Juvenil, Melhor Idade e Bombeiros Comunitários.
Relatar as ações da cinquentenária unidade do Corpo de Bombeiros, que durante décadas a atendeu também a cidade paranaense de União da Vitória (atualmente contando com uma unidade, mas que atua em parceria com a de Porto União), será necessária uma obra literária, que já está sendo preparada pelo tenente/bombeiro Albertino Mafra.
A instalação da unidade do Corpo de Bombeiros foi o resultado das excelentes relações do prefeito do cinquentenário (1967) Victor Buch Filho com o governador Ivo Silveira e o deputado Zany Gonzaga.
Os bombeiros/militares são nossos heróis!
O Corpo de Bombeiros faz muito mais do que apagar incêndios, apesar de ser a primeira coisa que vem à cabeça quando lembramos dessa profissão. Vivemos protegidos por esses heróis, sendo ajudados por eles em todos os momentos difíceis.
Bombeiro é aquele que não usa capa, mas mesmo aparece ‘voando em asas de anjo para nos salvar’. Eles não medem esforços e doam suas vidas se preciso for, para socorrer uma vítima, sufocam-se na fumaça para levar o oxigênio até o socorrido, entram nas labaredas incandescentes sem bater na porta, mesmo que a vítima seja um animal, porque eles não escolhem criaturas, eles salvam vidas, como nas grandes enchentes e outros acidentes.
Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos, é escolher ir para o frio vento e chuva, ao invés de ficar na tranquilidade de sua casa em uma noite de inverno.
É escolher correr riscos e enfrentar o perigo e o medo. É também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros, contendo as suas próprias lágrimas.
Pessoalmente, como integrante do segmento da informação jornalística há mais de 50 anos, tenho o mais profundo carinho e respeito pela nossa Unidade do Corpo de Bombeiros.
Parabéns 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto União pelo seu cinquentenário!