Campanha para deputado estadual em Porto União será movimentada
As eleições de outubro próximo prometem mobilizar todas as bancadas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com poucas indefinições mantidas sobre os cargos em disputa. Ao menos 31 dos 40 deputados estaduais titulares querem a reeleição para manter suas cadeiras na Alesc, enquanto outros cinco parlamentares devem tentar um salto para a Câmara dos Deputados, em Brasília.
Dois deputados estaduais, que já decidiram concorrer à reeleição, Valdir Cobalchni (MDB) e Antonio Aguiar (que trocou o MDB pelo PSD), são bem conhecidos dos eleitores de Porto União.
Se levarmos em consideração o apoio dos 11 membros do legislativo municipal, o emedebista Cobalchini, que quer seu terceiro mandato na ALESC, leva vantagem, pois tem o apoio dos quatros membros da bancada emedebista.
Já o agora pessedista Antonio Aguiar parece estar com sua estrutura de apoio desmantelada. O principal nome do seu grupo de apoio – Aloísio Salvatti – está agora no comando da Secretaria de Obras de União da Vitória. E diante do volume de trabalho que tem pela frente, certamente não terá tempo disponível para cuidar da reeleição de Aguiar em Porto União.
Ainda, dois novos nomes, ambos ligados a Porto União (terra natal), são pré-candidatos à ALESC e devem fazer o eleitor pensar seriamente: coronel Paulo Henrique Hemm (PSB) e advogado Fioravante Buch Neto (Democratas), que na foto está junto com o deputado federal João Paulo Kleinubing, pré-candidato ao Governo do Estado.
Para a Câmara Federal, considerando a posição da bancada do MDB no legislativo, quem provavelmente levará vantagem é o atual deputado estadual Carlos Chiodini, que almeja uma das 513 cadeiras da Câmara Federal.