Expulsão de Aécio Neves do PSDB começará a ser avaliada na quarta-feira (21)
O pedido de expulsão do partido do deputado federal Aécio Neves começará a ser avaliado nesta 4ª feira (21) pelo conselho de ética do PSDB, na sede nacional do partido, em Brasília. A solicitação foi do diretório municipal do PSBD em São Paulo.
O presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, convocou para as 14 horas uma reunião da executiva nacional, quando o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator designado pela executiva no caso, vai apresentar parecer pelo início ou não da abertura da análise pelo conselho de ética.
Pelo estatuto de ética definido em março deste ano, o processo pode ter a duração de até 50 dias.
Caso o conselho decida acatar o pedido do diretório paulistano do PSDB, Aécio Neves tem 10 dias para apresentar a defesa. Encaminhada a defesa, a decisão final acontece em 10 dias.Se o relatório de Celso Sabino for pela admissibilidade da abertura, conta-se um prazo de até 30 dias para que o conselho de ética, com um novo relator, se manifeste sobre o pedido de expulsão.
Aécio tem dito a aliados que setores do PSDB promovem uma espécie de Sharia, conjunto de leis islâmicas consideradas excessivamente rigorosas, e que ele quer ser julgado na legenda por algo como o Código Penal Brasileiro. (Com informações do Congresso em Foco).