Ações da semana desenvolvidas pelo CEJUSC sob o comando do juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny
ATENÇÃO À PRIMEIRA INFÂNCIA, PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS NA REDE DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR FORAM TEMAS ABORDADOS PELO CEJUSC NESTA SEMANA
“Memórias da Infância: uma necessidade em tempos modernos”, foi a temática abordada pelo Juiz de Direito Carlos Eduardo Mattioli Kockanny juntamente com a Psicóloga Claudia Zaions para pais e mães no evento “Semana da Família” da Escola Saint Joseph de União da Vitória, na noite de 12 de agosto. O magistrado ressaltou que “cada vez mais estudos apontam que a primeira infância é a fase mais oportuna para investimentos, em todos os sentidos, sejam orçamentários pelo Poder Público, seja no cotidiano pelos pais em casa, ou pelos educadores no ambiente escolar, ensejando profundas transformações positivas no desenvolvimento das crianças”.
Na manhã de terça-feira (13), por convite das acadêmicas Eduarda Bileski, Larissa Aparecida Rodrigues, Lauriane Bogdan e Suelen Dulce Franco, do décimo período do Curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU, o Juiz de Direito Carlos Mattioli palestrou na abertura de lançamento do Ciclo de Palestras do “Programa Prevenir e Proteger”, que abordarão questões atinentes à valorização social e qualidade de vida dos policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória. O magistrado evidenciou os bons resultados já obtidos da parceria do CEJUSC com a Polícia Militar, a exemplo do Projeto de Cidadania “Amigos do Povo”, realizado em diversas comunidades dos municípios da Comarca, atuando de forma preventiva na manifestação de violências e conflitos, criando positivo vínculo da sociedade com a Polícia Militar.
Retornando ao debate referente à valorização da primeira infância o Juiz de Direito Carlos Mattioli, juntamente com a equipe multidisciplinar do CEJUSC, participou no dia 14 de agosto do evento de Formação Continuada “Jornada Tuliana da Educação”, promovida pelo Colégio Estadual Túlio de França. No período da manhã foram realizadas quatro oficinas pedagógicas para o Curso de Formação de Docentes – Violência Sexual: Rede de Proteção, abordagem e prevenção no sistema educacional; Manifestações da Sexualidade na Infância; Justiça Restaurativa na Escola: Alternativas para mediação de conflitos; e Educação para os Direitos Humanos na Educação Infantil.
No período noturno os alunos estudantes acompanharam a palestra “Bullyng e outras Violências na Escola: Como identificar e proceder”, proferida pelo juiz Carlos Mattioli. Ao final da palestra o magistrado ficou à disposição para esclarecer dúvidas e individuais do público. (Texto e Fotos: Pedagogia do CEJUSC).