Polícia Civil de Porto União comemora 207 anos da Polícia Civil de Santa Catarina

Na noite de quinta (01/08/2019), a Polícia Civil de Porto União realizou uma solenidade em comemoração ao aniversário de 207 anos da Polícia Civil de Santa Catarina.

Participaram da solenidade o Delegado Regional da Polícia Civil de Porto União, Doutor Nilson Luis de Oliveira Cezar, o Senhor PercyStorck. Vice Prefeito Municipal, Senhor Carlos Roderlei Pinto, presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, Doutor Luis Mauro Lindenmeyer Eche, Juiz de Direito da Comarca de União da Vitória, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, Promotor de Justiça de Porto União e o Doutor Thiago Davi Schmitt, Promotor de Justiça de Porto União, Capitão Paulo Ricardo Galle, comandante da PM de Porto União, Capitão Marcos Luciano Cola, comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, a Delegada Sirlei Gutoski da DPCAMI e Delegado Wellington Spiacci da DPCO de Porto União, Doutora Daniela Masnik (presidente da OAB de Porto União), entre outras autoridades.

O Policial Civil Anderson Luiz Loss foi homenageado como policial civil destaque, e ainda, o Promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, recebeu a homenagem de “Amigo da Polícia Civil”.

Ao final da solenidade o Padre Paulo Posonski (de Porto União) dirigiu uma prece a todos os policiais civis e a todos os presentes.

HISTÓRIA DA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil de Santa Catarina tem como origem a data de 29 de julho de 1812 (portanto, há 207 anos), com a nomeação do desembargador Francisco Lourenço de Almeida  para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. O “Intendente Geral de Polícia” possuía poderes judicial, policial e administrativo.

A sua investidura na “Intendência” é considerada como o marco da criação do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.

Conforme registros históricos, o Delegado de Polícia integrava o Poder Judiciário. Entretanto, em 1871, extinguiu-se a competência jurisdicional dos Delegados de Polícia (separando as funções judiciais das funções policiais).

Por essa origem, que até hoje a Polícia Civil é chamada de Polícia Judiciária. (Com informações).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *