Vice Hamilton Mourão disse estar surpreendido com a indicação de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada dos Estados Unidos
O vice-presidente Hamilton Mourão se disse surpreendido com a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador em Washingon.
Questionado pelo apresentador Pedro Bial, da TV Globo, se a notícia havia lhe provocado “surpresa ou susto”, Mourão respondeu que “foi mais surpresa”. “Susto não, porque na minha idade não dá mais pra tomar susto”, afirmou o vice, em entrevista gravada na terça-feira, 17, e exibida na madrugada desta quarta-feira, 18, segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
Abaixo, reportagem da Reuters:
(Reuters) – O Ministério das Relações Exteriores já tem pronta uma minuta do pedido de agrément a ser enviado ao governo dos Estados Unidos para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) assuma a embaixada brasileira em Washington, disse o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros.
“O que sabemos de momento é que o Ministério das Relações Exteriores já possui uma minuta da solicitação do agrément para o deputado Eduardo Bolsonaro e, a partir da confirmação, da firma, desse agrément, outros aspectos, outras ações haverão de ser desenvolvidas para a consecução e, por fim, a ida do deputado Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos como nosso embaixador”, disse o porta-voz durante briefing à imprensa.
O pedido de agrément é um documento diplomático pelo qual um país solicita a outro que concorde com a indicação de um embaixador que atuará na segunda nação representando a primeira.
Além do agrément, Eduardo, que é filho do presidente Jair Bolsonaro, terá de ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e ter sua indicação aprovada pelo colegiado e pelo plenário da Casa, caso a indicação para embaixador em Washington seja oficializada.
Mais cedo, Bolsonaro voltou a comentar a escolha do filho como representante brasileiro nos EUA e disse que, de sua parte, a indicação já está definida. (247).