Vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo chega hoje, segunda-feira (12) a Florianópolis. Oficialmente, vem para confirmar a agenda do ex-presidente Lula da Silva no Estado. Ele cumpre roteiro em Santa Catarina nos dias 23 e 24 de março.
O detalhe é que Macedo já agendou reunião com o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. A pauta é a segurança do ex-presidente. Ou seja, o petista vem ao Estado, mas está exigindo mobilização das forças policiais catarinenses para cumprir sua agenda.
Impossível não questionar tal situação. Ainda mais no momento em que o Estado está mobilizado no combate ao crime, com o governo focado na questão da segurança. Daí vamos tirar policiais das ruas, das operações, do combate ao crime para proteger alguém que vem fazer campanha eleitoral (fora de época), mesmo estando condenado em segunda instância? Complicado.
Lula da Silva, assim como outros postulantes, tem todo o direito de defender suas ideias e circular pelo Estado. Mas se não se sente seguro, que contrate seguranças privados. Não dá pra admitir o uso das forças públicas de segurança numa situação destas, ainda mais que os efetivos estão aquém do necessário. (Bem Paraná).
E olha que os “manézinhos” da capital barriga-verde não são nada dóceis. Já provaram isso com o então presidente do regime militar João Figueiredo. Eu estava – meio que perdido – no meio daquela massa popular enfurecida.