Fechamento da ADR de Canoinhas acaba com cargos comissionados, mas traz transtornos na área da Educação e da Saúde. Porto União pode perder a única que tem.

O encerramento das atividades da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas por determinação do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (MDB) vai levar para Mafra os serviços que eram prestadas em Canoinhas para Mafra pela Gerência da Saúde (Gersa) e, também, a  Gerência de Educação (Gered), que está sediada em São Bento do Sul.
No caso da Gersa (Gerência da Saúde), os sete servidores efetivos de Canoinhas devem ser realocados para a Gersa de Mafra.
Nas redes sociais, grupos de servidores têm alertado a população para as consequências do fechamento das Gerências da Saúde e da Educação.
 “População! Ajudem a manter os serviços de saúde do Estado de SC em Canoinhas! Toda a população perderá com o fechamento da Regional de saúde”, diz uma das publicações.
Os prejuízos, segundo Antonio Gilberto de Carvalho, exonerado do cargo de gerente de Saúde de Canoinhas na semana passada, serão muitos. “Além de a gente estar perdendo cerca de 20 servidores efetivos que trabalhavam nos mais variados programas de saúde, estamos perdendo toda uma estrutura.”
Ele explica que os insumos vinham até a Gerência e eram distribuídos para os seis Municípios da regional. “Agora terão de ir a Mafra, que não terá condições de atender os 15 Municípios que vai assumir. É um tiro no pé do Governo”, avalia.
Para o ex-gerente, “o Governo focou nos cargos comissionados da ADR e acabou acertando servidores efetivos primordiais para os serviços ao cidadão”. Ele exemplifica com o caso de pacientes que dependem de rádio e quimioterapia. Até agora, os pacientes poderiam fazer as solicitações a Gersa de Canoinhas. O médico auditor emitia parecer no mesmo dia, liberando o procedimento. Agora, os pedidos terão de ser enviados a Mafra.
Pacientes que ganharam na Justiça o direito a receberem medicamentos caros bancados pelo Estado também terão de ir a Mafra apanhar os medicamentos. Hoje, estima Carvalho, são quase R$ 3 milhões distribuídos na regional de Canoinhas em medicamentos de alto custo.
O trabalho de epidemiologia, amplamente feito na regional hoje principalmente na área de prevenção contra a dengue, também deve ser interrompido. “O Estado vai faltar em relação à Saúde. Os serviços serão prejudicados. Hoje os Municípios não vão sentir tanta falta, mas daqui a uns três, quatro meses, vão sentir”, vaticina.
Outra questão que prejudica a região está relacionada ao Laboratório regional de rede de frio ao custo de R$ 1,1 milhão para dispensação de insumos, vacinas e medicamentos. Para Carvalho, ao que tudo indica, o recurso já garantido vai para Mafra.
Inaugurado em janeiro deste ano, o Laboratório Regional de Entomologia para leitura de larvas, entre outros serviços, será desativado com dois meses de uso.
Segundo o secretário executivo da ADR de Mafra, Abel Schroeder, que não foi extinta, todos os procedimentos e atendimentos feitos pela Gersa de Canoinhas serão centralizados em Mafra. Ele confirma que medicamentos e vacinas, por exemplo, terão de ser retiradas pelos seis municípios atendidos pela Gersa de Canoinhas, em Mafra.
EDUCAÇÃO
A Gerência de Educação de Canoinhas vai virar um posto de atendimento. A gerente Celina Muraro foi exonerada na semana passada. Os servidores efetivos são responsáveis por manter o posto, mas se reportarão a gerência de Mafra. Todos os servidores comissionados foram exonerados ou voltaram para seus cargos efetivos.
A Gerência Regional da Educação de Mafra é sediada em São Bento do Sul, mas segundo Schroeder, a gerente Eliane Hüebl deve dividir seu tempo entre São Bento do Sul e Mafra.
“Não vamos fazer o pessoal de Porto União ir até Mafra para resolver os problemas da Educação”, disse a ex-gerente da Gered de Canoinhas.
Porto União pode perder a única que tem
A informação não é oficial, mas Porto União pode perder a única Gerência Regional da Receita Estadual, cujos serviços devem ser transferidos para a Gerência de Caçador. (Com informações do Site Jmais).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *