Condições do tempo mudam a partir desta quarta-feira (3) no Paraná, com até de neve no Sul

As condições do tempo mudam a partir desta quarta-feira (3) no Paraná. Todas as regiões do Estado devem ter ocorrência de chuva ao longo do dia e as temperaturas começam a cair nesta quinta-feira (4), o ingresso de uma massa polar provoca a formação de geadas no Sudoeste e Sul paranaense e, na sexta-feira (5), há chance de formação de neve em parte do extremo Sul do Paraná.

O fenômeno está previsto para os três estados do Sul do País, atingindo as serras gaúcha e catarinense ainda pela manhã. Para o Paraná a possibilidade de neve, se ocorrer, deve vir entre a noite de sexta e a manhã de sábado (6). A previsão de neve é da Somar Meteorologia.

A ocorrência de neve se tornou mais comum nos últimos anos nas regiões paranaenses mais frias. Em 2017, o fenômeno voltou a aparecer em Palmas, Inácio Martins e General Carneiro, no Sul do Estado. Além disso, a chuva gelada também reapareceu.

Em 2013, Guarapuava registrou a maior “nevasca” do Paraná em décadas. Por mais de uma hora os flocos caíram na cidade. Naquele ano, também houve ocorrência em outros 26 municípios. Em Curitiba o fenômeno foi breve, mas serviu para que os moradores mais antigos relembrassem a neve histórica de 1975, que caiu durante sete horas.

Como se forma a neve
Para a ocorrência de neve são necessárias algumas condições — temperaturas baixas, nebulosidade, tempo instável e garoas. Mas, além disso, não pode estar só frio e úmido na superfície. Para a neve se formar e chegar a cair ela precisa enfrentar uma camada de zero grau ou menos desde a nuvem até o solo. Senão os cristais não se formam, ou derretem antes de chegar a atmosfera. (Com informações do Simepar).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *