400 toneladas de resíduos são recolhidas em mutirão de limpeza dos bairros
Ação em parceria entre as Prefeituras de União da Vitória e Porto União no combate ao mosquito da dengue é realizada em 7 bairros das cidades.
Cerca de 100 profissionais da Prefeitura de União da Vitória trabalharam neste sábado e na sexta-feira para dar o destino correto para 400 toneladas de lixo. O mutirão de “Descarte Consciente” teve o apoio das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras. 60 soldados do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado e funcionários da empresa Engegreen também trabalharam no evento.
Os profissionais passaram nas ruas dos bairros Limeira, Rio D’Areia, Rocio, São Basílio, Ponte Nova, Navegantes e Centro e recolherem os resíduos. Caminhões e máquinas da Secretaria de Obras foram usadas para retirar os entulhos. Materiais recicláveis, eletrônicos, lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, madeiras e móveis e resíduos de construção foram retirados. “O evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. Recolhemos mais resíduos do que imaginávamos. Vencemos a batalha contra o mosquito”, afirma Aline Bonete, enfermeira e coordenadora de endemias.
O objetivo da iniciativa foi garantir o descarte correto dos dejetos e dessa forma evitar potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungynya e Zyka. Somente em União da Vitória, no período de janeiro a maio de 2019, foram identificados 607 focos do mosquito. O prefeito Santin Roveda parabenizou a iniciativa e afirmou que o mutirão não para por aí. “Toda nossa equipe está de parabéns, realmente o projeto piloto foi um sucesso. Agora o planejamento é ir para outras áreas do município e juntos fazer da nossa União, uma cidade boa para se viver”, disse. Apesar de estarmos próximo ao inverno, os cuidados para evitar o Aedes aegypti devem durar o ano inteiro. (Da Assessoria da PMUVA).