Jornal ‘O Comércio’ completa neste 11 de junho de 2019, 88 anos de fundação
A primeira edição do hebdomadário ‘O Comércio’ circulou nas cidades de Porto União e de União da Vitória em 11 de junho de 1931 por iniciativa do jornalista Hermínio Milis.
Foi, com certeza, um grande acontecimento para as ‘gêmeas’ ou ‘cidades irmãs’ passados apenas 15 anos após a definição em 1916 dos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina. A maioria de nós, inclusive o responsável pelo Site, não havia nem nascido.
‘O Comércio’, faltando apenas dois anos para completar nove décadas – 90 anos – de existência, passou, dentro das circunstâncias políticas e econômicas que atingia o país, a ser o mais fiel depositário da história, notadamente da nossa região.
Nasceu no início do governo/ditadura de Getúlio Vargas, um período de grandes acontecimentos para o Brasil, ultrapassando posteriormente, até os dias atuais, muitas vezes com dificuldades, todos os obstáculos.
Da redação em máquinas de escrever que se existem estão em museus, a montagem dos textos letra por letra, até a vinda das linotipos e algumas impressoras mais modernas, ‘O Comércio’, no seu 88º aniversário, avançou tecnicamente e, hoje, sem o menor medo de errar, posso afirmar que é o ARQUIVO mais importante da nossa história. E grande parte da trajetória de ‘O Comércio’ faz parte da minha vida.
Nesse 11 de junho de 2019, data do 88º aniversário do jornal ‘O Comércio’, envio a todos quantos comandam este jornal, que é a ferramenta mais importante da nossa história, votos de que continuem essa que considero uma patriótica tarefa de fazer do jornal o ‘espelho’ da nossa amada comunidade de Porto União da Vitória.