Comenda Pinhão do Vale será entregue nesta quinta-feira (30) à professora Delci Hausen Christ e à irmã Rose Mbimdi

(Texto de autoria do advogado Muncinelli, membro da ALVI e um dos responsáveis pela criação da honrosa Comenda, publicado em sua prestigiada coluna ‘Milho no Monjolo’ no Jornal ‘O Comércio’ e no Portal Vvale).

Na próxima quinta-feira, dia 30, às 19h e 30min, no Auditório da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, Paraná, antiga FAFI, na Praça Coronel Amazonas, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu ( ALVI) realiza uma Sessão Solene em comemoração ao 19º Aniversário de Fundação, com a outorga da Comenda Pinhão do Vale, Medalha e Diploma, em sua 17ª edição, para duas personalidades ilustres, por relevantes serviços prestados à Comunidade Local e Regional. 

Serão agraciadas com a Comenda Pinhão do Vale: 1. Como destaque na área da literatura e  da educação – a Senhora Delci Aparecida Hausen Christ, professora aposentada da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná (FAFI), atualmente, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Formada em Filosofia na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Começou a sua carreira, em 1962, no Colégio Santos Anjos, em Porto União, SC. Lecionou História, Sociologia, Filosofia da Educação, Pedagogia, História da Educação e História de Santa Catarina. Única mulher na Comissão de Criação da FACE, hoje UNIUV. Recentemente, ela foi agraciada com o Título, “Mulheres que Fizeram e Fazem a História do Contestado”.

 2. Como destaque na área social e comunitária – a Irmã Rose Mbimbi, de origem africana, Diretora do Instituto Palazzollo, em União da Vitória, PR. A Irmã Rose Mbimbi pertence a Congregação Religiosa das Irmãs Italianas, as Irmãs dos Pobres. A Instituição está aqui na Beira do Iguaçu desde 1989, com o objetivo de apoio a educação, a atividade sócio-educacional e a dignidade das crianças e adolescentes (meninas) de famílias mais carentes.

“A iniciativa desta homenagem nasceu em 2003  a partir da  proposição dos Acadêmicos Odilon Muncinelli e Ivo Dolinski, a qual foi prontamente acolhida pelo Colegiado por se enquadrar dentro dos objetivos  da ALVI. A indicação e escolha das pessoas a serem agraciadas é feita pelos membros integrantes desta Confraria, levando em conta, como critério de merecimento, todo e qualquer trabalho trazido a público, de reconhecido e expressivo valor literário, histórico, artístico, cientifico ou relevantes serviços prestados a Comunidade, na área de abrangência da ALVI”. (Fonte: Página da ALVI).  Beira do Iguaçu, Maio de 2.019.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *