Lançamento do livro e baile da escolha da rainha marcaram com sucesso o centenário de São Miguel da Serra

No último sábado, dia 18, São Miguel da Serra deu início oficialmente às comemorações de seu Centenário. A chegada dos primeiros migrantes vindos do Rio Grande do Sul é celebrada pela comunidade no dia 19 de maio e por isso é a data que escolheram para abrir oficialmente o ano das comemorações.

São Miguel da Serra é um distrito de Porto União que fica cerca de 25 km do centro, acessível pela SC 135, que também dá acesso às cidades de Matos Costa e Caçador. Sua colonização é em grande parte formada por descendentes de alemães embora também tenha sido atrativa para famílias italianas e ucranianas.

É mais do que um distrito de Porto União: é todo ele um ponto turístico. Isso porque possui o Museu Rural Leovegildo Dalmas com uma roda d’agua quase centenário e uma igreja feita de pedras chamada de São Miguel Arcanjo além das construções típicas e belezas naturais.

A comunidade teve que se desenvolver praticamente sozinha no início da colonização já que não se podia contar com o apoio do poder público naquela época e as necessidades eram urgentes. Precisaram fazer estradas, casas, pontes,  igreja, escola, clube, maternidade, poços e até usinas para energia elétrica por conta. Para relatar essas histórias de superação e cooperativismo, surgiu a ideia de fazer um livro que registrasse a cultura e as tradições dos primeiros. Esse foi um dos atrativos do Baile do Centenário: o lançamento do livro Histórias de São Miguel da Serra.

Outro ponto alto da noite foi a eleição da rainha do Centenário. Sete candidatas se apresentaram para um corpo de jurados técnicos que elegeram a Rainha Gabriely Mirowski, Primeira Princesa Michelly Faerber e segunda princesa Franciele Wilhelms.

Também foi apresentado o Hino ao Centenário de São Miguel da Serra. Com letra e melodia de Vanderlei Werle, arranjos de Henrique Faerber e vozes do Grupo de Canto São Miguel Arcanjo.

Depois do jantar, foi servido um bolo e o baile foi animado pela Orquestra Continental que avançou noite adentro prometendo ser esse ano ser pra lá de festivo.

O próximo evento do distrito está agendado para dia 26 de maio e ficará sob a responsabilidade da diretoria da Igreja de Pedra. A Festa da Comunidade inicia às 10 horas com a Santa Missa, almoço tradicional e tarde dançante animada por João Luiz Correia.

No dia 02 de junho está programada a Caminhada na Natureza com saídas a partir de 8h30min da igreja. Um trajeto de 9 km por diversos locais históricos, apresentações artísticas e encenações teatrais. Para quem gosta de um bom café rural ou almoço típico, poderá aproveitar mais essa atração. A tarde será animada por músicas tradicionais germânicas para quem ainda tiver fôlego de dançar. Haverá feira de produtos artesanais e coloniais em todos os eventos evidenciando o capricho e o cuidado com as tradições do local. (Da Assessoria da PMPU).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *