‘Operação Irmandade’ do GAECO não atinge a Regional do IMA (antiga FATMA) de Canoinhas
No Site do IMA está a Nota Oficial sobre a recente ‘Operação Irmandade’, que informa que a instituição está à disposição para esclarecer todos os fatos que envolvem diretamente a Coordenadoria Regional sediada em São Miguel do Oeste.
Informações sobre a operação do GAECO estão no Site do Ministério Público do Estado, citando 9 cidades, entre as quais Canoinhas, Joinville, Florianópolis e outras.
A Assessoria de Imprensa do IMA informou ao Site (telefone 48-991728277) que a operação está centrada em São Miguel do Oeste e nas demais cidades citadas no Site do MP, como Canoinhas, não foram realizadas operações de apreensão, com o envolvimento de apenas um empresário. E que, com exceção de São Miguel do Oeste, a Coordenadoria de Canoinhas atua normalmente, sem problemas.
A Nota Oficial do IMA sobre a ‘Operação Irmandade’
“O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) informa que nesta terça-feira, 07 de maio, o GAECO cumpriu mandado de busca e apreensão na sede, em Florianópolis, referente a processo de licenciamento de empreendimento no município de São Miguel do Oeste. O Instituto tomará, de imediato, todas as providências apontadas pelo Ministério Público, além de contribuir com a investigação para o esclarecimento de todos os fatos.
O IMA ressalta que todos os dados e sistemas como Sinfat, sistema de licenciamento ambiental, e Gaia, programa de processos administrativos de autos de infração, estão disponíveis e são acessados pelos órgãos de controle, entre eles Ministério Público Federal e Estadual. Além disso, o IMA trabalha para, em breve, tornar todos os sistemas 100% públicos, o que evidencia a transparência com que atua o órgão ambiental catarinense.
O Instituto colabora e espera que o fato seja devidamente apurado e esclarecido e, se necessário, tomará as medidas cabíveis”.