Fóruns Regionais: Paraná livre de febre aftosa sem vacinação

– (Com informações do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura de União da Vitória)

O Estado do Paraná é o maior produtor de proteína animal do país, exercendo papel importante na recuperação da economia nacional.  Detentor do segundo maior polo da produção agroindustrial brasileira o Estado é o que mais agrega valor à produção rural.

Para que novos e valiosos mercados possam ser prospectados aumentando a participação global do agronegócio paranaense, é necessária uma mudança qualitativa no status sanitário para febre aftosa, que poderá ser alcançado com o reconhecimento de Estado livre sem vacinação.

O reconhecimento do Estado como Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação provocará uma transformação nas cadeias produtivas de proteínas animal, impulsionando significativamente as exportações de carnes e derivados na mesma medida em que os principais mercados consumidores, que simplesmente não compram carne de regiões que vacinam contra febre aftosa, eliminarão as restrições impostas. Estima-se que 65% do mercado mundial de carne suína, principal segmento a ser beneficiado com a medida, imponha tal restrição.

A almejada certificação nacional e internacional exige que o Estado esteja preparado tecnicamente.  Desde que definiu como objetivo a obtenção do status de livre sem vacinação, os setores público e privado têm se empenhado para que o Paraná tenha seu serviço de defesa agropecuária reconhecido internacionalmente e passe o ocupar o lugar que lhe cabe mercado mundial de proteína animal. O resultado deste engajamento pode ser comprovado com o reconhecimento, por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA, de que Paraná possui o serviço de defesa agropecuária mais bem avaliado conforme as duas auditorias realizadas no país em janeiro e agosto de 2018.

Em função da notável avaliação do serviço veterinário paranaense o MAPA aprovou, durante reunião com os integrantes do Bloco V (RS, SC, PR, MS e MT) do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), a antecipação para 2019 da retirada da vacina contra febre aftosa no Estado do Paraná, condicionando sua implantação à realização de ações pontuais pelo serviço veterinário estadual, notadamente ao fortalecimento da mobilização dos entes da cadeia produtiva e cidadãos paranaenses para a realização dos objetivos centrais do plano.

Assim, a fim ampliar a gestão compartilhada com a participação dos diferentes segmentos interessados no programa, o Governo do Estado do Paraná promoverá a realização de 06 (seis) Fóruns Regionais que apresentarão as principais mudanças no sistema de vigilância para febre aftosa após a suspensão da vacinação.

O público alvo dos fóruns: pecuaristas; entidades e lideranças do setor agropecuário no Estado; representantes dos poderes executivos e legislativos, nas esferas federal, municipal e estadual; entidades de classe; representantes e estudantes instituições de ensino superior e médio em ciências agrárias; empresas de planejamento; empresas, órgãos e técnicos do setor agropecuário (público e privado).

Diante do exposto, convidamos Vossa Senhoria para participar desse evento a ser realizado conforme cronograma e programação apresentados abaixo.

CRONOGRAMA DOS FÓRUNS REGIONAIS “PARANÁ LIVRE DE FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO

Data /Hora Local do Evento
14/05/2019

das 13h às 16h

Paranavaí

Centro de Eventos de Paranavaí

Av. Dep. Heitor Alencar Furtado

15/05/2019

das 13h às 16h

Cornélio Procópio

Centro de Eventos do Parque Arthur Hofig

BR 369, km 83

21/05/2019

das 13h às 16h

Guarapuava

Unicentro / Campus Santa Cruz

Rua Salvatore Renna, 875

22/05/2019

das 13h às 16h

Pato Branco

Sociedade Rural de Pato Branco

Rua Benjamin Borges dos Santos, 1121

23/05/2019

das 13h às 16h

Cascavel

Anfiteatro Emir Sfair

Rua Fortunato Beber, 987

29/05/2019

das 13h às 16h

Curitiba

Auditório Mario de Mari

Av. Comendador Franco, 1341

PROGRAMAÇÃO DOS FÓRUNS REGIONAIS

Horário Atividade
13h às 14h Recepção e acomodação dos participantes
14h às 14h30 Palestra: “Saiba o que muda após a suspensão da vacina contra febre aftosa” por Rafael Gonçalves Dias – Gerente de Saúde Animal da Adapar
14h30 às 15h Palestra: “Por que o Paraná deve parar de vacinar? ” por Elias José Zydek – Diretor Executivo da Frimesa
15h às 16h Espaço aberto para autoridades (Diretor Presidente da Adapar, Secretário da Agricultura e Governador do Estado)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *