A posição contrária do MP/PR contra o corte de verbas das universidades
O Ministério Público do Paraná promove nesta terça-feira, 7 de maio, às 16h30, uma edição especial do MP Debate sobre o recente anúncio do Ministério da Educação de bloquear 30% do orçamento destinado ao custeio das instituições federais de ensino superior – entre elas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A conversa será entre o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e os procuradores de Justiça Mauricio Kalache, coodenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e presidente da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar), e Samia Saad Gallotti Bonavides, responsável pela Coordenadoria de Recursos Cíveis e do Projeto MP Restaurativo. A mediação será feita pelo promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador da Escola Superior do MPPR.
O debate será transmitido ao vivo pelos canais institucionais, com link que será disponibilizado nesta publicação, e pelas redes sociais do MP: Facebook (www.facebook.com/MPParana) e Instagram (www.instagram.com/mpparana).
Nota pública – A propósito do tema, o Ministério Público do Paraná emitiu nesta segunda-feira, 6 de maio, nota pública em favor das universidades e em defesa da educação. No posicionamento, o MPPR destaca que “tal defesa institucional se dá sobretudo diante de ameaças que, a pretexto de justificativas contábeis, possam oferecer concreto risco de retrocesso, na contramão dos legítimos anseios de um plus civilizatório para a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa”.