“No trânsito o sentido é a vida”. A programação do ‘Maio Amarelo’ em União da Vitória foi ajustada nesta quarta-feira (24)
Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), na sede do departamento de trânsito (Uvtran) de União da Vitória, ajustou a programação do “Maio Amarelo”. O movimento mundial nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
O secretário de Planejamento (e de Trânsito), Clodoaldo Goetz, liderou o encontro desta manhã em que as professoras Carla Terezinha da Silva e Adriana Adacheski, representantes do Educatran, expuseram o andamento dos preparativos para a campanha que em 2019 terá como mote “No trânsito o sentido é a vida”.
Está confirmada que a movimentação será intensa com o objetivo de chamar a atenção para o comportamento de pedestres, ciclistas e motoristas no trânsito. Para tanto, uma série de atividades será desenvolvida em União da Vitória.
Destacam-se a abertura marcada para às 17h da quinta-feira, 2 de maio, quando evento será realizado no anel central (em frente ao Clube Apolo) para a distribuição de materiais e apresentação da programação. Estão confirmadas a realização de um concurso de desenho e a apresentação de peças de teatro (dias 6,10, 13 e 15 de maio) que envolverão os estudantes das séries inciais, em ações coordenadas pelo Educatran, que é um braço da secretaria de educação de União da Vitória.
A propósito, o secretário de Educação, Ricardo Brugnago, garantiu a premiação para o concurso de desenhos que será e forma de créditos para a aquisição de livros do importante projeto “Leia Comigo”. Para animar ainda mais a criançada, o boneco “Edu Kadinho” – mascote do projeto – está sendo revitalizado.
Com apoio de escoteiros, o movimento estará presente no evento “Rio Limpo” que será realizado das 11h às 18h do dia 4 de maio, no Clube Náutico Hobi. Depois, no dia 8, uma “Blitz Educativa” será realizada com alunos do Túlio de França.
Também haverá atividades para o público universitário, com ações recebendo de incentivos de instituições como a UnC (Porto União). No dia 9 de maio haverá “uma pedalada” com saída às 19h da frente do ginásio Isael Pastuch. O passeio ciclístico percorrerá ciclovias até chegar na Uniguaçu, instituição que é parceira da programação. “A ideia é visitar as salas de aulas no período noturno e distribuir o material da campanha”, explicou Goetz.
No dia 16 de maio, às 9h, em parceria com a secretaria de assistência social, uma caminhada (9h) vai chamar a atenção para as situações do trânsito mas, também, do combate à violência sexual.
Além de outras ações com o objetivo de conscientizar para o assunto, a programação será encerrada dia 30 com uma ação que visa orientar para o serviço de carga e descarga no anel central de União da Vitória. (Assessoria da PMUVA).