Considerado de “embaixador das universidades”, Hussein Bakri leva demandas de reitores ao governador do Estado

As sete universidades estaduais se fizeram presentes nas duas agendas articuladas pelo deputado do PSD, no Palácio Iguaçu e na Assembleia Legislativa Na condição de Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) deu os primeiros passos na construção de uma ponte entre as sete universidades estaduais e os poderes Executivo e Legislativo do Paraná. Chamado de “embaixador das universidades” pelos próprios reitores, o parlamentar destacou o novo momento dessa relação, que será calcado no diálogo permanente sob o comando do Governador Ratinho Junior (PSD).

“O passado de enfrentamento e desgaste das universidades com o Governo e a Assembleia ficou para trás. Há um desejo enorme da nossa parte em dialogar e, aproveitando esse novo ambiente, colocar a expertise do ensino superior a serviço do desenvolvimento do estado e dos municípios”, destacou Hussein Bakri.

A agenda articulada pelo deputado do PSD começou no Palácio Iguaçu, numa reunião entre o Governador, os reitores e o Superintendente Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. No encontro, Ratinho elogiou a iniciativa do Líder do Governo e se comprometeu a repetir essas discussões periodicamente, para que todos “pensem o Paraná juntos”.

Aos professores, o Governador explicou que o redesenho do organograma do Estado – que transformou a Secretaria da área em Superintendência – pretende dar mais eficiência e agilidade às ações das universidades. A ideia, segundo Ratinho, é que o ensino superior estadual dê apoio a todas as demais secretarias, ao estar diretamente vinculado à Governadoria e à Casa Civil.

“Nossa rede de universidades foi muito pouco demandada pelo Governo do Estado nos últimos anos e isso precisa mudar. Nosso ensino superior tem know how e professores qualificados, e pode contribuir muito para o desenvolvimento regional do Paraná”, ressaltou Ratinho. Demandas

Na sequência, os reitores estiveram na Assembleia, onde puderam estreitar a relação com os deputados e apresentar uma série de demandas que julgam fundamentais para o dia a dia das universidades. Presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan agradeceu os encontros promovidos por Hussein Bakri, a quem classificou como um homem ágil e de palavra.

Como havia dito ao Governador, a professora externou aos deputados que as sete universidades estaduais estão imbuídas do espírito de cooperar com o poder público pelo desenvolvimento do Paraná. Na reunião, ela elencou algumas preocupações, como a definição de um marco regulatório que facilite a relação das instituições com a iniciativa privada, de forma a permitir que o conhecimento se transforme em inovação e chegue ao mercado; a autonomia financeira das universidades; e a reposição de professores e funcionários aposentados.

Também estiveram nas duas reuniões os reitores Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Júlio Cesar Damasceno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Antonio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Osmar Ambrósio de Souza, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); e Paulo Sergio Wolff, da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste). (Assessoria da Liderança do Governo na ALEP).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *