Por que reciclar?

Apenas a mudança de comportamento pode transformar o mundo em um planeta melhor, e cada um pode fazer a sua parte na luta pela preservação do meio ambiente dentro de sua própria residência sem nenhum mistério.

A atitude de reciclar, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população.

Ter uma vida mais saudável depende tanto de uma política pública de serviços ambientalmente adequados quanto da atitude da população,bem comosocialmente éimportante,jáhá várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios, etc., gera emprego e é fonte de renda para os catadores.

Cada vez mais se faz necessário o cuidado com o meio ambiente. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco, não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta.A reciclagem além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratado e eliminado, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo,gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. 
 A tarefa de separar o lixo na própria residência é bem simples e pode trazer uma série de vantagens para os moradores, para a vizinhança e para o meio ambiente, principalmente.

Veja a seguir como é fácil:

1º passo:Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em saco ou latas de lixo, é importantelembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também poder ser reutilizado em compostagem (adubo orgânico).

2º passo:Todo o material reciclável, anteriormente separado, deve ser lavado e estar seco para que possa ser reciclado.

3º passo:Com o material reciclável separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente do local onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento e identificação.

Antes de colocar o lixo na calçada deve-se verificar o dia que a coleta seletiva de lixo é recolhido no seu bairro.

Para implantar a separação de recicláveis em um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, basta que haja um local para a colocação de contêineres para cada material e logo após comunicar a todos os moradores.Se no seu condomínio não houver espaço para os contêineres, não há problema,não interfere em nada na sua escolha, o lixo reciclável pode ser armazenado dentro da sua residência, por estar higienizado e seco e não exala mau cheiro,até o dia que a coleta seletiva for passar na sua rua. Porém, o síndico ou o funcionário responsável deve orientar os moradores para colocar a sacola de lixo reciclável a ser recolhida somente no dia da passagem do caminhão. Assim, evita-se que se acumulem lixos nas calçadas e que alguém mexa no lixo, espalhando o conteúdo das sacolas.Para que não ocupe muito espaço, o lixo deve ser compactado, ou seja, os papéis devem ser colocados em pilhas, as latinhas amassadas, as garrafas pet (plásticos), por exemplo, colocadas separadas, assim como os vidros, deve ficar dentro de sacos de plástico resistente, e armazenado em local fechado e ao abrigo de sol e chuva até o dia da coleta.

A empresa coletora fará o recolhimento, e levará o material reciclável para o local adequado a triagem, que fara a avaliação e separação por classe e comercialização. Para saber qual o dia exato em que o caminhão específico para recolher materiais recicláveis, passará na rua de sua residência, basta fazer a consulta na empresa responsável pela coleta de lixo do seu município, no site oficial da prefeitura, divulgação pelas rádios, bem como através dos folhetos distribuídos pelas recicladoras.Os materiais que podem ser reciclados são papel, plástico, metal e vidro. É importante lembrar que todos esses itens devem estar limpos, ou seja, não devem conter nenhum tipo de resíduo orgânico para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.Confira abaixo o que realmente pode e o que não pode ser reciclado referente a cada tipo de material.

Metais que podem ser reciclados: lata de bebidas e alimentos; tampas de recipientes de vidro; lata de biscoito; bandeja e panela; ferragem; grampo; fios elétricos; embalagem marmitex de alumínio; lata de produtos de limpeza.
Metais que NÃO podem ser reciclados: lata de aerosol; lata de tinta; pilhas; lata de inseticida; lata de pesticida.

Papéis que podem ser reciclados: jornal; papel de computador; saco de papel; papel de escritório; cadernos;inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão.
Papéis que NÃO podem ser reciclados: papel engordurado;caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários;papel carbono; papel celofane; papel plastificado; papel parafinado (fax).

Plásticos que podem ser reciclados: embalagem de alimentos; embalagem de produtos de beleza; embalagem de produtos de limpeza; tampas; brinquedos; peças plásticas; canetas esferográficas; escovas de dentes; baldes; artigos de cozinha.
Plásticos que NÃO podem ser reciclados: celofane; embalagem a vácuo; fraldas descartáveis; adesivos; embalagem engordurada; siliconizados.

Vidros que podem ser reciclados: copo; frasco de remédio vazios; jarras; garrafa; vidro colorido.
Vidros que NÃO podem ser reciclados: vidro de automóvel; vidros de janelas; pirex; espelho; tubo de TV; lâmpada; óculos; cristal; ampolas de medicamentos; vidros temperados planos ou de utensílios domésticos; cerâmica e porcelana.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, necessita de um processo complexo para sua transformação em matéria-prima para blocos de construção civil, e não existindo em muitas cidades empresas com tal tecnologiatorna-se difícil sua comercialização. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos.

Eternit:Telhas e caixas de água em eternit NÃO devem ser descartados no meio ambiente, pois ainda não existem locais de recepção para tais materiais pelo grande risco de contaminação humana e ambiental, está em tramite analise de leis para a política reversa, onde os fabricantes devem ter a responsabilidade de coleta.

Pneus: seguem a mesma orientação de NÃO descarteem qualquer local, devem ser entregues na contratada de coleta de resíduos, para posterior recolhimento pela empresa recicladora de borracha.

O lacre metálico das latinhas de bebidas,podem ser entregues nos diversos pontos de coleta, ou direto na Liga Feminina do Câncer onde se transformará em moeda de troca para equipamentos como bengalas, cadeiras de roda, camas hospitalares, colchoes de ar, etc.que serão cedidos a pacientes sem condições de adquirir, amenizando o desconforto e facilitandoa locomoção dos adoentados, além de estar engajado em uma causa social.

Nas ruas, escolas, ginásios de esportes onde há coletores específicos, deverá armazenar de acordo com a indicação de separação, para que quando coletado já esteja adequadamente separado.

CURIOSIDADES:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.

Comece agora! Vamos tornar nossa cidade um melhor lugar para viver.

Sandra Mara Jung

SEMMA

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *