Nova subestação da Copel vai beneficiar produtores rurais do Sul do Paraná
Energia elétrica
O deputado Líder do Governo na Assembleia participou da inauguração da unidade em Bituruna, que vai atender 60 mil pessoas Numa conquista histórica para o Sul do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) participou, nesta sexta-feira (15), da inauguração da subestação de energia Bituruna. A nova unidade da Copel é resultado de investimentos de R$ 40 milhões e vai beneficiar 60 mil pessoas dos municípios de Bituruna e Cruz Machado e, no futuro, parte de Porto Vitória e Pinhão.
“Esse é mais um reconhecimento do Governador Ratinho Junior à importância da nossa Região para o estado. A área rural será muito beneficiada com a garantia de qualidade no fornecimento de energia, em benefício da produção econômica local”, comemorou Hussein Bakri, que é Líder do Governo e representante da Região Sul na Assembleia Legislativa.
A inauguração da subestação contou com a presença do Presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; do Diretor de Distribuição, Maximiliano Orfali; e do Diretor Institucional, Davi Campos. Segundo a companhia, serão cerca de 15,7 mil unidades consumidoras beneficiadas. A nova unidade, que já está operando, é totalmente automatizada e conta com tecnologia que permite restabelecer a energia de modo remoto, em caso de desligamento.
A obra de expansão e modernização da rede elétrica rural na Região englobou também as linhas de alta tensão que conectam a nova subestação ao sistema elétrico da Copel e as novas redes e equipamentos de média tensão que fazem parte do conjunto. A unidade, que é alimentada por duas linhas de distribuição de alta tensão oriundas das subestações Areia e subestação União da Vitória, tem dois transformadores, cada um com sete saídas para redes de média tensão. Isso garante espaço para futuras ampliações.
A inauguração atende a um anseio dos produtores rurais da Região, que procuraram o deputado Hussein Bakri no mês passado para relatar constantes falhas na distribuição de energia. Os problemas, sobretudo no interior dos municípios, vão desde quedas frequentes de energia e oscilações na rede até a falta completa de energia por diversas horas, afetando a produção de fumo, erva-mate e laticínios.
Nas próximas semanas, o Diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Orfali, estará em União da Vitória para traçar, em parceria com a comunidade, um cronograma de metas para solucionar definitivamente a questão. “Nesse encontro, a comunidade local vai poder discutir com a Copel quais serão as formas de atuar melhor na Região e acabar com esses problemas”, finalizou Hussein Bakri. (Da Liderança do Governo).