Mesmo sem casos de febre amarela, precaução com a doença é importante, afirma a secretária da Saúde de União da Vitória
Embora existam casos de Febre Amarela no Paraná, nenhum deles está na região de União da Vitória. Quem tranquiliza é a secretária de Saúde de União da Vitória, Paula Krzyzanowski, que abordou o tema esta semana. “Não temos sequer casos suspeitos. Além disso, contamos uma boa cobertura vacinal”, destacou Paula.
Segundo a secretária, há vacinas disponíveis em todos as unidades de saúde para crianças a partir dos nove meses até para adultos. “Os idosos também podem ser vacinados, mas desde que com orientação médica”, lembrou.
Apesar da inexistência de casos em União da Vitória, Paula reforçou que além da vacinação em dia é importante combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dessa doença. “Temos esse inseto circulante na região. Então quando combatemos a dengue, combatemos também a febre amarela. Assim, precisamos evitar a proliferação do mosquito e a receita todos nós já sabemos: não deixar água parada”, reforçou.
Os sintomas da Febre Amarela que são parecidos com a gripe. “Febre, dor no corpo, náusea, tontura. Principalmente dor nas articulações, problemas hemorrágicos, de sangramento, hematomas pelo corpo. Em caso de viagem, importante destacar que a vacina deve ser tomada com no mínimo dez dias de antecedência. (Assessoria da PMUVA).