A novela das aposentadorias que beneficiam nove ex-governadores (entre os quais Roberto Requião, Beto Richa e Jaime Lerner) e três viúvas
Antes de ser recentemente encampada pelo governador Ratinho Júnior (PSD), a proposta de acabar com o pagamento da aposentadoria para ex-governadores e suas viúvas no Paraná foi rejeitada pela Assembleia Legislativa pelo menos duas vezes, e engavetada em outras diversas ocasiões. Longe de ser um tema novo, a ideia vem sendo discutida pela Casa há 16 anos, mas nunca avançou por falta de interesse dos deputados.
Agora, com o patrocínio de Ratinho Jr, a expectativa é de que a medida finalmente saia do papel, com o apoio, inclusive, de parlamentares que anteriormente trabalharam para barrar a iniciativa.
Atualmente, nove ex-governadores e três viúvas de ex-mandatários do Estado recebem aposentadoria. O valor do subsídio mensal para ex-governantes é de R$ 30.471,11.
Mesmo governadores que ficaram apenas alguns meses no cargo têm direito ao pagamento, que é vitalício. A ex-governadora Cida Borghetti (PP), por exemplo, que ficou oito meses no comando do Estado no ano passado, já requereu o benefício. O pedido ainda está sendo analisado pelo governo. A lista dos atuais beneficiários inclui Roberto Requião (MDB), Jaime Lerner, Beto Richa (PSDB) e Orlando Pessuti, entre outros. (Com informações de Ivan Santos).