Mapa que simboliza o “Altar da Pátria” de União da Vitória será preservado

O mapa do Brasil, com os estados que o país contava, ficou durante várias décadas ‘sepultado’, deixando de ser, como denominou o prefeito José Cleto (1947/1951) de ‘Altar da Pátria’. 

Assim denominado porque no seu entorno, como mostra a foto numa das gestões do prefeito Domício Scaramella, eram realizadas as principais atividades cívicas de União da Vitória.  

Agora, com o início das obras de revitalização (modernização) do principal logradouro público de União da Vitória, o mapa foi ‘desenterrado’, sendo protegido até que seja restaurado, segundo revelou o prefeito Santin Roveda, com o apoio de membros dos cursos de História da Unespar. 

Será mantido na sua originalidade, com a instalação de um sistema de proteção para que possa ser observado como um dos mais valiosos monumentos da história de União da Vitória.

O – até arrojado – projeto de revitalização da Praça, que estava abandonada, já está sendo executado em ritmo acelerado pela administração municipal.

Na praça, que no século passado já foi a parte principal do primeiro aeroporto da então cidade de Porto União da Vitória, após a divisão dos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina, em outubro de 1916, passou a ser o coração de União da Vitória, tendo no seu entorno a então matriz (hoje catedral) Sagrado Coração de Jesus, a sede da Prefeitura Municipal e o prédio escolar atualmente ocupado pela escola estadual José de Anchieta e pelo campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A catedral também passa por restauração, o mesmo devendo, no seu devido tempo, ser restaurado o prédio da antiga Prefeitura ( que está com uma aparência triste), da Escola Professor Serapião e, também, do prédio que abriga a Unespar e a Escola José de Anchieta.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *