Proibição de foguetes em Porto União: Iniciativa do vereador Neilor Grabovski é enaltecida por Cláudio Gugelmin
Quando temos coragem de enfrentar um desafio, não importa o resultado que alcancemos, conseguimos amadurecer, melhorar, crescer
A proposta do vereador Neilor Grabovski para PROIBIR a queima de foguetes e fogos de artifícios em Porto União, na minha opinião é muito boa e se encaixa no que eu falei acima.
Precisamos de políticos mais corajosos para enfrentar grandes desafios, buscar novos projetos, que muitas vezes não agradarão a todos, mas que buscam uma sociedade melhor.
Neste caso o projeto do vereador Neilor busca proteger uma minoria. E não vai agradar a todos. Mas é preciso que ele seja aprovado.
E não estou falando isso pelo dano que o uso de foguetes causa m aos ouvidos dos animais (cães, gatos, pássaros e outros).
Falo aqui do medo e danos psicológicos que isso causa em nenês, crianças, idosos e pessoas com doenças mentais.
Quem passou por isso sabe o quanto é estressante ver seu filho chorando aos gritos, com medo, por causa do barulho, muitas vezes ensurdecedor dos fogos.
E nem vou entrar no mérito dos acidentes causados por fogos. Dedos, mãos, braços, olhos… Vidas que se perderam por um momento de descuido, uma brincadeira de criança.
A única sugestão que faço, é que o uso de fogos de artifício sem estampido sejam autorizados em casos de festas tradicionais, como a festa da Fogueira do São Pedro, ou até mesmo em comemorações do ano novo, desde que com as devidas autorizações e com responsáveis técnicos que coordenem ao espetáculo, sempre em áreas com segurança. (Texto de Claudio Gugelmin postado no Facebook).
Parabéns pela iniciativa! Já estava na hora mesmo!