Marinha do Brasil interdita balsas em Cruz Machado
A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), informa que nos dias 26 e 27 de novembro de 2018 foram realizadas vistorias nas embarcações do município de Cruz Machado que estavam impedidas de trafegar desde o dia 10 de novembro de 2017, a fim de verificar as condições segurança de suas balsas de travessia.
No entanto, foram constatadas necessidades de regularização para o funcionamento seguro das mesmas. As embarcações Palmeirinha e Rio da Areia I possuem pendências documentais. Já Palmeirinha I, Foz da Areia I, Rio da Areia e Foz da Areia, além das pendências de documentos, não estavam em condições para serem vistoriadas, pois suas construções não estavam finalizadas.
A prefeitura de Cruz Machado tem se esforçado para que todas as embarcações sejam regularizadas para atender à população, porém faltam exigências a serem cumpridas para um funcionamento seguro.
A Marinha do Brasil está se empenhando para que as embarcações sejam liberadas o mais breve possível, porém a segurança não pode ser negligenciada, tendo em vista que a atividade subsidiária desta instituição é zelar pela salvaguarda da vida humana no mar e nas águas interiores, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica, sancionado pela Lei 9.537 de 11 de Dezembro de 1997 Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. (CFRP/Marinha do Brasil).