Como será a posse da Carlos Moisés da Silva no Governo de Santa Catarina nesta terça-feira (1)
Enquanto Jair Bolsonaro cumpre o protocolo para receber a faixa presidencial no Palácio do Planalto, em Brasília, Carlos Moisés da Silva também terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina.
Eleitos pelo PSL, os dois serão formalizados nos cargos na tarde desta terça-feira, dia 1º de janeiro. Antes do rito na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, Moisés e a vice Daniela Reinehr participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para 14h30min.
Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, Silvio Dreveck, às 16 horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.
— É uma sessão muito enxuta, muito rápida — diz a coordenadora de eventos da Alesc, Ilka Maria Fretta.
A posse de Carlos Moisés
14H30min – Culto na Catedral, no Centro de Florianópolis
Um culto ecumênico na Catedral de Florianópolis antecede os atos de posse nesta terça-feira (1º). A cerimônia será celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese da Capital, dom Wilson Tadeu Jönck, e terá a participação de dois pastores a pedido de Moisés e da vice Daniela, que não são católicos.
Moisés deve conceder entrevista por alguns minutos após o culto, antes dos atos na Alesc. É o único momento previsto para que o governador eleito se manifeste à imprensa durante a tarde.
16h – Atos na Assembleia Legislativa
Estrutura e acesso
O Plenário da Alesc foi adaptado para receber até 370 pessoas. Uma área será reservada exclusivamente para autoridades já credenciadas. Os demais lugares serão ocupados por ordem de chegada, sem restrição de público. Haverá outros 300 lugares disponíveis no hall de acesso, com um telão montado para o acompanhamento da sessão.
Primeiro pronunciamento
A chegada de Moisés, Daniela e do governador Eduardo Pinho Moreira na Alesc é esperada para alguns minutos antes das 16 horas. Eles serão recebidos pelo presidente da Assembleia, Silvio Dreveck, na sala da presidência. Após os cumprimentos formais, vão se dirigir até a sala de reuniões, onde Moisés deve fazer um breve pronunciamento.
Composição da mesa
Após o pronunciamento, os atos terão sequência no Plenário da Alesc. O deputado Silvio Dreveck abrirá a sessão e chamará à mesa os deputados Leonel Pavan (1º vice-presidente), Kennedy Nunes (1º secretário), além do governador Eduardo Pinho Moreira, de Moisés e da vice Daniela. Em seguida, a banda da Polícia Militar executará o Hino Nacional.
Discurso do atual governador
Embora não exista previsão regimental para que o governador que está de saída faça discurso, houve acordo para que Eduardo Pinho Moreira se pronuncie durante a sessão.
Juramento e discurso do novo governador
O governador eleito Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr serão convocados para o juramento. Ambos irão até o centro do plenário para assinar o livro de posse. Depois, os dois retornam à mesa e será dada a palavra a Moisés, agora na condição formal de governador.
Encerramento e cumprimentos
Já empossados, Moisés e Daniela receberão os cumprimentos das autoridades credenciadas no centro do Plenário. Depois, descerão a escadaria principal até o tapete vermelho para receber os cumprimentos das demais pessoas. Na sequência, os dois irão até a frente da Assembleia, onde vão receber homenagem da Guarda de Honra. A banda da PM encerrará as cerimônias.
O dia seguinte da posse
Nesta quarta-feira (2), às 9 horas, uma cerimônia fechada formalizará a posse dos secretários nomeados por Moisés no Centro Administrativo. À tarde, às 14 horas, Moisés dará sua primeira entrevista coletiva na condição de governador do Estado.