Uma semana agitada na política em União da Vitória
Até terça-feira, dia 5 de agosto, os partidos que terão candidatos a prefeitos, vices e vereadores em União da Vitória, devem realizar suas convenções.
Em União da Vitória marcaram suas convenções o PSDB, PMB, PSB, PP, PSD, PV e DC. E as convenções serão realizadas no dia 4 (PSB) e os demais no dia 5.
O PSDB vai à convenção com o candidato a prefeito já definido, que é o médico Ary Carneiro Júnior. O companheiro a vice deve ser escolhido no decorrer da semana. Quem preside o PSDB em União da Vitória é o ex-prefeito de Bituruna, ex-deputado e ex-secretário de Estado Valdir Luiz Rossoni. Carneiro Júnior tem também o apoio do PMB e provavelmente de outros partidos.
O Partido Liberal (PL), presidido pela vereadora Alandra Roveda Grando vai realizar sua convenção também no dia 5. Vai discutir a coligação majoritária e indicar os nomes de seus candidatos à Câmara Municipal.
O PV (Partido Verde) está integrado, em uma Federação com PT (Partido dos Trabalhadores). O candidato a prefeito é o empresário Antônio Alexandre Moreira e o vice deve ser do PT. Ainda não está confirmado, mas pode ser o ex-prefeito e ex-deputado Pedro Ivo Ilkiv.
O PSD (Partido Social Democrático), que tem como principal líder o deputado Hussein Bakri, vem anunciado o nome de Gabi Bakri, filha do deputado como candidata a prefeita.
O União Brasil, presidido pelo ex-prefeito e atual secretário da Justiça da Cidadania do Estado, Santin Roveda, segundo fonte ligada ao partido, quer lançar candidato a prefeito. Esse nome pode ser o do advogado Fauzi Bakri. Mas pode não ser.
O PP (Progressistas) do prefeito Bachir Abbas, que parece estar almejando mais quatro anos no comanda da Prefeitura.
Mas a candidatura à reeleição de Bachir, segundo fonte, depende de acertos durante a semana em reunião entre os deputados Alexandre Curi (provável candidato do PSD a governador em 2026) e Hussein Bakri, (líder do governador na Assembleia Legislativa) e o prefeito, que se desistir da reeleição e respaldar a filha de Hussein, Gabi, em janeiro de 2025, como compensação, poderá ser convocado para um cargo importante na administração estadual.
E se for concretizada a candidatura de Gabi, seu companheiro de chapa a vice pode ser o ex-vereador Almires Bughay, que agora está filiado no MDB, presidido pelo deputado Antônio Martins Anibelli Neto, que apoia o governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa.
O PSB (Partido Socialista Brasileiro) já vai à convenção com os nomes dos candidatos a prefeito e vice definidos: Cordovan Frederico de Melo Júnior e Claudiomir Toco.
Mas falta uma semana ainda e até o dia 5 podem ocorrem mudanças, algumas surpreendentes.