Pesquisa ratifica Forças Armadas como as instituições de Estado mais confiáveis

 A nova edição da pesquisa A Cara da Democracia, realizada pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), apresentou variação positiva no índice de pessoas que afirmam “confiar muito” nas Forças Armadas. Em relação ao levantamento do ano passado, esse percentual aumentou de 20 para 22%. Entre as instituições de Estado, as Forças Armadas seguem na primeira colocação entre as de maior credibilidade, mantendo a tendência histórica revelada em pesquisas conduzidas por outros institutos.

Dentre as instituições pesquisadas, a Igreja apresenta os melhores resultados. A soma dos índices daqueles que afirmam “confiar muito” ou “confiar mais ou menos” alcança 65%. Considerando as Instituições de Estado, a Marinha, o Exército e a Força Aérea, analisadas em conjunto, apresentam os melhores índices. A pesquisa aponta que mais da metade dos entrevistados confia nas Forças Armadas, obtendo a ordem de 54%. Na sequência, considerando os mesmos parâmetros, aparecem a Justiça Eleitoral (52%), o Supremo Tribunal Federal (46%) e o Congresso Nacional (39%).

Os pesquisadores entrevistaram presencialmente 2.536 eleitores em 188 cidades das cinco regiões do país, entre 26 de junho e 3 de julho deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi financiado pelo CNPq, Capes e Fapemig. O IDDC-INCT reúne pesquisadores da UFMG, Unicamp, UnB e UERJ, além da Universidade de Coimbra e da Universidade de Buenos Aires.

Tendência histórica
O índice apresentado reflete a confiança e o reconhecimento da população em relação ao papel desempenhado pelos militares em diferentes aspectos da sociedade brasileira. Pesquisas recentemente publicadas demonstram a tendência histórica de boa reputação das Forças Armadas perante a opinião pública, sendo as instituições de Estado com maiores índices de aprovação.

Em 2024, o Datafolha apresentou números coletados entre os dias 19 e 20 de março, mostrando as Forças Armadas em primeiro lugar no quesito confiabilidade. O índice subiu de 34 para 37%, comparando com o estudo feito no ano anterior.

Já em 2023, quatro pesquisas de opinião apontaram que as Forças Armadas lideram no quesito confiabilidade. As entrevistas foram conduzidas pelos institutos IPEC (julho), QUAEST (agosto e dezembro) e Datafolha (setembro).

Sempre pautadas em valores e tradições, no permanente propósito de cumprir sua missão constitucional, as Forças Armadas seguem bem avaliadas pela população brasileira, mesmo com o quadro de polarização política que caracterizou o início da atual década. Os números da pesquisa mais atual refletem, portanto, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por homens e mulheres que fazem parte dessas instituições de Estado voltadas para a defesa da Pátria.

​​​

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *