Presidente diz que elite econômica nunca se preocupou com a educação
Na terça-feira (11), durante a cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a elite econômica do país “nunca se importou com a educação”.
“Essas pessoas tinham dinheiro para fazer seus filhos estudarem na França, na Inglaterra, na Alemanha, [enquanto] o filho do trabalhador estava destinado a cortar cana”, declarou Lula.
O presidente ressaltou o evento como um exemplo bem-sucedido do investimento na educação pública e afirmou que sua própria trajetória é um exemplo das dificuldades de acesso ao ensino.
“Meu sonho era ser economista. Eu nem sabia o que era, mas via os economistas falando bonito. Economista de oposição tem solução para tudo, mas quando chega no governo, esquece a solução. Acabei virando torneiro mecânico”, disse Lula.
Durante o evento, o político também sancionou o decreto que estabelece o programa “Mais ciência na escola” em nível federal, com o propósito declarado de promover editais que envolvam escolas em programas de desenvolvimento científico.
O que é a Olimpíada?
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, promovida anualmente pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), concedeu medalhas de ouro a 650 estudantes de todo o país neste ano.
A competição de 2024 contou com a participação de mais de 18,3 milhões de alunos de 55,3 mil escolas brasileiras. Além da medalha, os estudantes premiados têm acesso a uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 mensais.
Lula destacou que 99% dos municípios tiveram escolas participando da competição, o que ele qualificou como um “sucesso extraordinário”.
(SBT NEWS).