Filha do deputado Hussein Bakri se afasta de cargo no Governo para concorrer à Prefeitura
A Herdeira política do deputado estadual Hussein Bakri, Gabi Bakri, presidente do PSD de União da Vitória, comunicou nesta semana o pedido de desligamento da chefia regional da Casa Civil, ela deve concorrer à Prefeitura de União da Vitória, como cabeça de chapa.
Gabi Bakri participou do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nos últimos dois anos e trabalhou em parceria com os núcleos regionais estaduais. Antes, ocupou o cargo de chefia regional do Secretaria de Justiça e Cidadania, onde contribuiu pelos avanços em toda a região da Amsulpar.
O comunicado sobre o desligamento foi feito pelas redes sociais, onde esteve reunida com chefes regionais de núcleos. “Uma conversa que avaliou o trabalho realizado neste período e sobre quais são os objetivos futuros”, disse.
A decisão oficial para a candidatura ocorre entre os dias 20 de julho e 05 de agosto, período em que ocorrem as convenções municipais. Mas por enquanto tudo segue em aberto com relação ao futuro de União da Vitória.
A definição dos candidatos em União da Vitória para a sucessão do prefeito Bachir Abbas deve, agora, com a decisão de Fabi Bakri, ser mais interessante. Até agora, quem está mesmo decidido a concorrer é o médico Ary Carneiro Junior (PSDB), que organiza seu grupo de apoio; do professor Cordovan Frederico de Melo Junior (PSB), além do próprio prefeito Bachir que, segundo importante integrante de sua equipe, afirma com convicção que ele vai buscar seu segundo mandato.
Para o deputado Hussein, a ascensão de sua filha Gabi à Prefeitura pode consolidar sua a força política que ele mantém em União da Vitória. Ele começou como vereador em 1988, disputando a Prefeitura em 1992 e 1996, sem sucesso, mas em 2000, graças à formação de um forte grupo, entre os quais estava Valdir Rossoni, ele conquistou o comando da Prefeitura, sendo reeleito em 2004.
Em 2012 tentou novamente voltar à Prefeitura, mas foi derrotado pelo ex-deputado e ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT). Em 2016, lançou seu genro Tiago Pigatto, casado com Gabi, mas quem venceu foi Santin Roveda.
Concorreu por três vezes também à Assembleia Legislativa, conseguindo uma suplência na segunda eleição, mas ocupou uma cadeira graças ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.
E em 2022, foi eleito com quase 100 mil votos. No pleito municipal de 2022 contribuiu fortemente para a vitória do atual prefeito Bachir Abbas.
Apesar daquela “montanha” de problemas da Prefeitura de União da Vitória, que vai precisar do comando de uma mão-forte, o deputado Hussein aposta na sua filha, que talvez esteja preparada…
(Com informações parciais do Jornal Paraná).