Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros acha que Lula não deve ser reeleito em 2026
Uma pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial indica que, para a maioria dos brasileiros (55%), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito em 2026. Contudo, nenhum outro nome supera o petista em potencial de voto.
Na sondagem da Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13), os eleitores podiam declarar intenção de voto em oito pessoas além de Lula. No total, 47% dizem que votariam para reeleger o petista daqui a dois anos, maior percentual entre todos os possíveis presidenciáveis. Todavia, a rejeição do presidente é alta: 49% não votariam nele em 2026.
A pesquisa presencial foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio. A Quaest ouviu 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Depois de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge como o segundo nome que tem, numericamente, mais chances de angariar votos em 2026: 39% dos entrevistados votariam no ex-mandatário. Mas a parcela daqueles que não votariam é majoritária: 54%.
Num cenário em que Bolsonaro continua inelegível, a ex-primeira-dama
Michelle Bolsonaro é apontada por 28% dos eleitores como o melhor nome para enfrentar Lula em 2026, mas a sua rejeição é alta: 50% não votariam nela.
(Informações do jornal ‘O Globo’).