União da Vitória está completando 134 de emancipação, mas Porto União também

Homenagear nossa querida União da Vitória em sua data de aniversário, que se renova ano após ano, é uma honra para todos nós, e, também, para Porto União.

A cada dia que passa, trabalhamos de sol a sol em busca do desenvolvimento de nossa terra, que acolheu  nossos bisavós e avós – de várias etnias – no final e início dos séculos 19 e 20.

União da Vitória, envolvida por belas paisagens que nos inspiram e arrancam muitos sorrisos de nosso povo trabalhador. O abraço do rio, a natureza exuberante e monumentos históricos, fazem desta (s) cidade (s) um lugar lindo de se viver.

União da Vitória, que já dominou até 1916 o município de Porto União, é cenário para muitas histórias de vida, e tem em sua raiz a marca das mãos de nossa gente, que com muito suor ajudou a construir quem somos hoje. Temos uma imensa satisfação de termos nossas origens em uma das mais belas cidades do Paraná. Por isso não envidamos esforços para retribuir isso com muita dedicação, comprometimento e trabalho.

Desde o início, juntamente ainda com Porto União, sempre esteve enraizada por uma rica cultura e tradições que se preservam até os dias de hoje. Pessoas, famílias e gerações que deram origem a um povo batalhador, de alegria contagiante, que motiva a todos a continuar esta trajetória que nos traz tanto orgulho.

Durante todo este tempo, fomos desafiados em muitas situações, e mesmo se por algum motivo nos sentíssemos desanimados, olhávamos ao redor e víamos a imensidão de horizontes que temos para alcançar. Vamos continuar unindo forças para fazer de nossa cidade – cidades, porque não tem como nos separar de Porto União – um lugar melhor para todos aqueles que aqui vivem.

Com o coração alegre, parabenizo União da Vitória, nossa cidade – também minha cidade – por seus 134 anos de lutas e muitas conquistas. Sabemos que no caminho existem desafios a serem vencidos, mas com muita garra e força de vontade vamos fazer de nossa terra um lugar cada vez melhor. Acolher, crescer, se desenvolver, e mais do que isso, contribuir para que outros também possam vir junto nesta caminhada e continuar escrevendo nossa linda história.

E juntos, União da Vitória e Porto União, temos na verdade uma única história, apesar das mudanças administrativas ocorridas em 1917 entre os dois estados.

Simples de explicar: meus bisavós e avós paternos e maternos vieram da Polônia antes da definição dos limites dos dois estados, que ocorreu em 1916. E meu saudoso pai, hoje interior de Porto União, ainda nasceu paranaense.

Por isso, e nem deve ser diferente, como cidade, Porto União com a divisão dos estados em 1916, está completando também 134 anos. Até então era Porto União da Vitória, além de outras denominações em tempos mais antigos.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *