Sass propõe redução de vereadores em U.da Vitória, que deveria ser seguida por P.União

Vereador Ricardo surpreende com pedido de redução do número de vereadores em União da Vitória e Porto União deveria fazer o mesmo.

Em 2012, em vários municípios de nossa região, dos estados e do país, foram realizados movimentos para a redução de vereadores nas Câmaras Municipais.

União da Vitória (PR) contava com 10 e Porto União (SC) com 9.

 Propostas para o aumento dos representantes nos dois legislativos foram levados aos seus plenários e aprovados, passando União da Vitória para 13 e Porto União para 11.

Esse aumento, nos dois municípios, objetivamente, não trouxe nenhum benefício direto a União da Vitória e a Porto União, apenas mais despesas.

Curiosamente, no mesmo ano, num município não muito distante, Canoinhas, a mesma proposta, que tem praticamente o mesmo número de população e eleitores de União da Vitória, foi arquivada após duras manifestações da comunidade através de suas entidades representativas. Aqui, passivamente, a população aceitou o aumento do número de vereadores

A PROPOSTA DO VEREADOR RICARDO SASS

Na semana passada, na Câmara Municipal de União da Vitória, através de iniciativa do vereador/suplente Ricardo Sass (PP), que ocupa a vaga do titular Cordovan Frederico de Melo Neto que está na direção da Secretaria de Esportes, protocolou requerimento pleiteando elaboração de documento para reduzir o número de vereadores de 13 para 9.

No requerimento, Sass destaca que União da Vitória pode, por lei, contar de 9 até com 15 vereadores, mas que é preciso entender a necessidade urgente de medidas de economia dos recursos municipais sejam feitos, já que a situação financeira da Prefeitura é extremamente complicada, começando pelo Fundo de Previdência (Funprev), além de outros problemas graves, que podem travar a administração municipal, passando a não contar mais com recursos para investimentos, principalmente em setores essenciais, levando a uma situação até dramática.

Iniciativa elogiável do vereador Sass e que deve ser levada a sério pelos demais integrantes do Legislativo.

E PORTO UNIÃO?

Porto União, com uma população e eleitorado bem menor que União da Vitória, até 2012 contava com 9 vereadores e aumentou para 11, que pode muito bem contar novamente com 9, basta que um vereador corajoso como Ricardo Sass, de União da Vitória, tome a iniciativa.

E até que tem sentido diminuir de 11 para 9, considerando os números do último Censo do IBGE que mostra a redução da população de Porto União.

DIÁRIAS EM PORTO UNIÃO

Fonte digna de crédito repassou para Site, cópias de documento que libera diárias para funcionários da Câmara Municipal de Porto União para uma viagem a Florianópolis num quase final de semana especialmente para tratar de assuntos de interesse do município no parlamento estadual.

O curioso é que, foi em dias ‘estranhos’, porque geralmente os deputados já a partir de quinta-feira já estão se dirigindo às suas bases eleitorais.

E o volume em dinheiro liberado para as diárias é considerável, considerando que para a viagem também é utilizado um ‘luxuoso’ carro oficial.

Quem preside a Câmara Municipal interinamente é o atual vice-presidente Fernando Barulho (que em postagem na Rede Social meses atrás, através de um “assessor” – estupidamente – disse que autor do Site nunca fez nada por Porto União.

Quer um debate público, caro vereador “Barulho”, para ver quem fez mais por Porto União?

O jornalista com 61 anos de  profissão e 80 de vida?

O mesmo informante revelou que essa situação das diárias já foi encaminhada para o Ministério Público. E, curiosamente, diz que nos dias da viagem, os beneficiados com as diárias estavam ‘desfilando’ pelas cidades irmãs.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *