Senador Oriovisto Guimarães (PR) critica isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos
Após a aprovação, nesta quarta-feira (21), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal, da proposta de emenda à Constituição (PEC) 72/2023, que concede imunidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres de passageiros com mais de 20 anos de fabricação, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) fez críticas à medida.
Para o parlamentar paranaense, o Estado deveria estimular a renovação da frota de veículos. “Existem países, como Japão, onde a tendência é o contrário: quanto mais antigo o carro, maior é o imposto. Porque esses carros mais antigos são os que mais poluem, e há um incentivo à renovação da frota. O que se dá é benefício para que ele venda o carro velho e compre um novo, com tecnologia mais moderna que polua menos. Nós não estaríamos fazendo isso”, afirmou. O texto segue para o Plenário.
Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, veículos com mais de 20 anos passaram de 2,5 milhões para 3,6 milhões.
(Da Agência Senado).