Santa Catarina firma sua posição como um dos motores do crescimento do Brasil

Santa Catarina firma sua posição como um dos principais motores de crescimento do país e registra o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. O valor atingiu R$ 428,6 bilhões, registrando um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, conforme já demostrado nos resultados o PIB estadual.

Itajaí se destaca como o município com o maior PIB Municipal de SC (R$ 47,8 bilhões) passando da 28ª para a 23ª colocação no ranking, entre 2020 e 2021. E, engrossando o time dos três maiores municípios estaduais (Itajaí, Joinville e Florianópolis), juntos somam 27,2% do PIB de SC e 18,4% da população total catarinense.

Itajaí e Joinville também conquistam seu espaço entre os 30 maiores PIBs do país, ocupando a 23ª e 25ª posição, respectivamente.

Além disso, Santa Catarina emplacou quatro municípios na lista dos 100 maiores PIB per capita do país em 2021. Piratuba liderou a lista com a indústria como atividade principal, seguido por Itajaí (serviços), Araquari (indústria e serviços) e São Francisco (serviços e indústria) que ocupam a segunda, terceira e quarta colocações respectivamente.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), é o órgão responsável pelos dados compartilhados com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Secretário Edgard Usuy ressalta que a Seplan disponibiliza anualmente em parceria com o (IBGE), este que é um dos mais importantes dados econômicos, o Produto Interno Bruto (PIB) referente a todos os municípios de Santa Catarina. 

“A Secretaria está lançando uma plataforma de acompanhamento para todos os 295 municípios de Santa Catarina, mostrando o crescimento econômico de cada um deles desde 2010 até 2021. Estes dados refletem a diversidade econômica do nosso Estado e seu expressivo crescimento”, afirma Edgar Usuy.

Os municípios que responderam por 50% do PIB estadual, em 2021, foram:

  • Itajaí (11,2%)
  • Joinville (10,5%)
  • Florianópolis (5,5%)
  • Blumenau (4,8%)
  • São José (3,23%)
  • Chapecó (3,2%)
  • Jaraguá do Sul (2,8%)
  • Criciúma (2,35%)
  • Brusque (2%)
  • São Francisco do Sul (1,99%)
  • Palhoça (1,92%)

O setor de Serviços é o maior das economias locais, sendo administração, defesa, educação, saúde pública e seguridade social as maiores atividades econômicas desempenhadas em 27 municípios. A indústria é a maior atividade em 80 municípios e os Demais Serviços desenvolvidos em sua maioria em 97 deles. A agropecuária é maior em 82 municípios, sendo que a pecuária predomina em 40 deles, a agricultura em 39 e a Produção Florestal em três.

A Seplan elaborou painel de acompanhamento do PIB dos municípios catarinenses puxando a série histórica desde 2010, até o último disponível, do ano de 2021.

No painel, é possível explorar as principais macro informações econômicas de cada cidade, entender a composição do PIB, identificar os municípios que mais contribuem em cada setor e visualizar o PIB per capita.

(SCC10).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *