O tempo em Santa Catarina, ainda com o calor escaldante

O sol e o calor não estão dando trégua em Santa Catarina. E este cenário favorece os temíveis temporais de verão. Para não ser pego de surpresa confira a previsão do tempo da Defesa Civil do Estado.

Os ventos variam de norte a leste, com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 40 e 60 km/h no Litoral Sul entre a tarde e à noite. No amanhecer, as temperaturas variam entre 17 e 21°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e de 21 a 26°C nas outras áreas. As temperaturas máximas ficam entre 25 e 32°C no Planalto Sul, 28 a 33°C entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, de 31°C a 37°C no Litoral Sul e entre 35°C a 39°C no Extremo Oeste. Mar pouco agitado com ondas de leste/nordeste entre 1,2 e 1,8 m.

NESTE DOMINGO, DIA 17 DE DEZEMBRO

O sol segue predominando durante a maior parte do período no estado. Entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas voltam a fornecer condições para ocorrência de pancadas de chuva e formação de temporais isolados no Grande Oeste, planaltos e no Litoral Sul, representando risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Entre Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, há chance de chuvas rápidas nos extremos do dia.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada pelo estado, variando de norte a nordeste, com rajadas moderadas entre 40 e 65 km/h do Litoral Sul à Grd. Florianópolis. As temperaturas mínimas oscilam entre 14 e 19°C no Meio-Oeste e planaltos e entre 20 e 26°C no restante do estado. À tarde, as máximas oscilam entre 34 e 39°C no Extremo Oeste, 30°C a 37°C no Litoral Sul e de 26 a 33°C nas demais áreas. Mar agitado no Litoral Sul com ondas de nordeste próximas dos 2 m.

AMANHÃ, SEGUNDA-FEIRA (18)

Começa com maior nebulosidade entre o Meio-Oeste e o litoral, que diminui ao longo da manhã dando lugar ao sol. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Florianópolis, a circulação marítima ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas e esparsas entre a madrugada e manhã. Entre o final da manhã e à noite, a combinação de calor com instabilidades atmosféricas, além da aproximação de uma frente fria pelo RS, desencadeia a formação de temporais e a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente entre o Grande Oeste, os planaltos, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

O padrão de ventos deve ser semelhante aos dias anteriores. O dia já começa com sensação de calor e abafamento com temperaturas entre 18°C e 21°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis serrana e de 23°C a 26°C no Oeste e litoral. Antes das instabilidades, as temperaturas ainda se aproximam dos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul e ficam próximas dos 30/33°C nas demais regiões, com exceção das áreas de maior altitude, onde ficam menores. Mar ainda agitado no Litoral Sul com ondas próximas dos 2 m.

PARA TERÇA E QUARTA-FEIRA, DIAS 19 E 20 DE DEZEMBRO

Na terça-feira (19) um sistema de baixa pressão atmosférica aliado ao processo de formação de uma frente fria no RS segue favorecendo a ocorrência de temporais em todas as regiões de SC, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco baixo a moderado para ocorrências. Na quarta-feira (20), a instabilidade reduz sobre o estado, com condição para temporais concentrada nas áreas próximas ao RS. No litoral, a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas.

(SCC10).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *